Exemplo! Sport recebe prêmio importante como o melhor protocolo de monitoramento e controle contra o Covid-19

Foto: Divulgação

O Sport foi premiado na noite da última quinta-feira (15), pela Conferência Nacional de Futebol (CONAFUT) por obter o melhor protocolo de monitoramento e controle da Covid-19 dentre os clubes do Brasil. O médico responsável pela elaboração do protocolo, o Dr. Stemberg Vasconcelos, reitera a importância das testagens periódicas, como medidas de resultados eficientes e satisfatórios para os atletas.


“Nós nos baseamos em protocolos já realizados em outros times, fazendo alguns ajustes, que serviu para a gente monitorar os sinais e os sintomas dos atletas, funcionários e familiares que rodavam o Centro de Treinamento. Lá no CT fizemos as estratégias de prevenção, como uso de álcool em gel, uso de máscaras (que até hoje mantemos assim) e a restrição de pessoas que só entram ao mostrar o resultado do exame. E com os funcionários do clube nós monitoramos através dos sintomas, e quando isso ocorre, a partir do positivado, o funcionário é afastado, se não, volta as suas atividades normalmente”.


Com a responsabilidade de ter todos os atletas e funcionários testados, o Sport também fechou uma parceria com a clínica LP Saúde, que estampa o short rubro-negro através de permuta com os testes necessários para seguir as orientações impostas pelo Governo do Estado e Secretaria de Saúde, sem custos ao Clube. “Conseguimos ter o sucesso de ter poucos casos de Covid. Outra questão foi que conseguimos conscientizar principalmente os atletas e comissão técnica, pedindo para evitar aglomerações e festas, para que não ocorresse a contaminação. Foi um esforço grande que foi demandado por todos, mas que está obtendo êxito. Outra coisa importante foi o convênio com a LP Saúde que temos a disposição os exames para a detecção da Covid o tempo todo, ficando fácil esse monitoramento”, relatou Stemberg.


A testagem necessária para o combate do Covid-19 foi realizada desde o Sub-15 ao futebol profissional, incluindo jogadores, comissão técnica e os demais funcionários envolvidos na operação de jogo e treinamentos.