Federação Paulista cancela Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2021; veja os motivos

Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife
Na tarde desta quinta-feira (26), a Federação Paulista de Futebol (FPF) anunciou que a edição de 2021 da Copa São Paulo de Futebol Junior não será realizada, para a surpresa de muita gente. Segundo a entidade, não há condições de segurança sanitária contra a COVID-19 para os garotos, suas comissões técnicas e principalmente para a população das cidades que receberiam as partidas. Criada em 1969, esta será apenas a segunda vez em toda sua história que não haverá a disputa. A primeira foi em 1987, quando o torneio foi suspenso por problemas de organização. Em 2020, o Sport teve sua 18ª participação no torneio.
Um comunicado assinado pelo presidente Reinaldo Carneiro Bastos, foi divulgado nas redes sociais da copinha: “É justamente a grandeza da Copinha que nos faz refletir neste momento difícil de pandemia de COVID-19. Desde agosto, a FPF vem conversando com autoridades médicas, do governo de São Paulo, de prefeituras e dos clubes para viabilizar a realização da Copa São Paulo 2021”.
A edição de 2021 teria a participação de 128 equipes, de todo os estados brasileiros. Cerca de 3.800 atletas, centenas de profissionais que fazem parte das comissões técnicas, arbitragem e organização das partidas estariam envolvidos no torneio. “A partir de todas as informações colhidas e diante do cenário de pandemia, concluímos que mesmo um rigoroso protocolo de saúde não seria o suficiente para garantir segurança a atletas, árbitros e demais profissionais envolvidos nos jogos, além da população das cidades-sede. E acima de qualquer compromisso está a vida”, concluiu a FPF.
Porém, a nota informou que os atletas nascidos em 2001 não serão prejudicados com o cancelamento do campeonato. A FPF autorizou que a categoria participe da próxima edição do torneiro quando for realizado. “Por fim, com intuito de preservar os sonhos de uma geração que não poderá disputar a Copinha em 2021, a FPF permitirá, na próxima edição da competição, que atletas nascidos em 2001 possam disputar o torneio”, afirmou.