Futebol Virtural

Futebol virtual se aproxima do mundial – futuro ou febre passageira?

Sport de olho! Talvez os torcedores mais desatentos não tenham percebido, mas o futebol virtual começa a crescer em popularidade. Os seus atletas são jogadores profissionais de jogos como FIFA, um dos queridinhos de qualquer fã de futebol, e Portugal foi recentemente consagrada a campeã europeia da modalidade.

Uma febre crescente já há um par de anos, o futebol virtual tem conquistado especialmente os mais jovens, enquanto adultos fazem seus palpites valerem ouro com bônus para apostas, como explicado neste site.

Os profissionais do ramo são pessoas que não precisam desenvolver um nível físico extraordinário, nem terem chutes potentes. Eles treinam estratégias e aprimoram suas habilidades com o controle de videogame, algo que tem se tornado cada vez mais sério.

Campeões europeus em 2022

O campeonato europeu de classificação para o mundial foi conquistado pela equipe de Portugal, formada pelos jogadores FTW_Rodrigo, DiogoMendess7 e tuga810. Quem estava acostumado a nomes como Maidana, Neilton e André Balada, esses nomes que mais parecem apelidos utilizados em bate-papos agora definem campeões, atletas do futebol virtual.

Esse título foi conquistado contra a Alemanha num disputado 4-2 com prolongamento, quando já estavam classificados para o FIFAe Nations Cup, o mundial que ocorrerá na Dinamarca entre 27 e 30 de julho.

Brasileiros se classificaram

Entre os classificados para o mundial, estão os brasileiros que conquistaram a vaga após vencer o Peru nas qualificatórias sul-americanas, também por 4-2. No caso da seleção canarinho de futebol virtual, estão Gabriel Crepaldi, Klinger Castro, Pedro Resende e Paulo Henrique, o “PHzin”, todos comandados pelo técnico de nick “Gabgol”.

Mesmo qualificado, o Brasil perdeu para a Argentina, que também fará parte da disputa. Como a Copa do Mundo do futebol tradicional foi postergada para o fim do ano, ainda mais telespectadores estarão de olho nas transmissões online do mundial de futebol virtual.

A premiação acumulada para as seleções é de cerca de R$ 2 milhões. Esse valor é quase 100 vezes menor do que o prêmio para a Copa do Mundo da FIFA do futebol real, mas, para um campeonato que está no seu começo, é um valor considerável.

O futebol virtual é o futuro?

Cada vez mais clubes de futebol começam a também investir em eSports, categoria que abrange jogos competitivos virtuais como o FIFA. Certamente, no futuro, cada vez mais pessoas torcerão para o time de futebol virtual do nosso Sport entre os maiores em um campeonato brasileiro.

Não se fala em substituição dos esportes tradicionais pela modalidade virtual, mas é certo que há espaço para crescimento dessa última. A realidade virtual é até mesmo aliada dos atletas em recuperação e, embora continuemos a ver uma separação dos atletas do tradicional daqueles que possuem talento no virtual, será cada vez mais comum a torcida pelo formato encontrado nas telas.

Mesmo acontecendo virtualmente, não foi possível manter o mundial de futebol virtual nos anos de 2020 e 2021 por conta da pandemia. Então, a modalidade também enfrenta suas dificuldades e, aos poucos, deve começar a tomar o espaço no gosto dos torcedores. Por hora, os primeiros a se interessarem são aqueles que já possuem algum contato com esse mundo dos eSports.

Sport nos eSports

O Sport está entre os clubes que não perderam tempo e identificaram a importância dos eSports, investindo na área. Entre eles, está o futebol digital ou virtual, categoria em que competiu no e-Brasileirão no final de 2021 e, certamente, continuará a disputar nos próximos anos.