CBF sugere mudanças na Copa do Brasil e Brasileirão; Estaduais podem ser suspensos

Por conta da pandemia do novo coronavírus no Brasil, as entidades esportivas analisam vários cenários para a volta dos torneios de futebol, que foram paralisados por tempo indeterminado. Com isso, a CBF vem avaliando, junto com as equipes, como encaixar as situações: com relação a data dos torneios e projeta a volta dos jogos só em agosto, inicialmente. Com essas mudanças sugeridas, poderão acarretar em conseqüências alterações nos calendários do Brasileirão e da Copa do Brasil.

Diante deste ajuste no calendário, a CBF também tem sugerido o cancelamento dos torneios estaduais no Brasil, mas algumas federações batem o martelo dizendo que serão realizados no campo. Antes da determinação do Ministério da Saúde para adoção do isolamento social, o começo do Brasileirão estava marcado para a primeira semana de maio.

Com isso, o aumento de casos pela Covid-19 em todo o território brasileiro, todas as atividades que envolvem o futebol foram suspensos por tempo indeterminado e sem previsão de volta.

Com isso, a CBF chegou a recomendar que as férias dos jogadores e comissão técnica fossem prolongadas por mais dez dias, os clubes acataram. Menos para o Flamengo, Botafogo e Vasco que optaram por voltarem aos treinos no dia 21 de abril, na próxima terça-feira e o retorno das atividades é considerado improvável tendo em vista que a pandemia da Covid-19 evoluiu no Rio de Janeiro, por exemplo.