Futuro da Ilha do Retiro começa a ser traçado hoje à noite

Por: Fernando Sposito e Romildo Filho

Siga Fernando Sposito no twitter

Siga Romildo Filho no twitter

Desde 2008, quando o Leão era presidido por Milton Bivar, o projeto da Arena do Sport vem sendo posto em pauta. Porém, só neste ano a discussão veio à tona, de maneira a ser posta em prática de fato. Por isso, acontecerá hoje (17), às 19h30, no auditório do Colégio Salesiano, uma reunião na qual os membros do Conselho Deliberativo irão votar a favor ou contra a construção de uma nova Ilha do Retiro. Ainda que a resposta seja positiva, o debate será levado adiante, havendo uma posterior votação em Assembléia Geral, ou seja, com a participação dos sócios rubro-negros em dia há mais de um ano e maiores de idade.

Em meio a inúmeras dúvidas da torcida, da imprensa e da própria cúpula leonina, a expectativa é que o projeto seja explicado de maneira detalhada no encontro desta noite. Fatores como a administração, o funcionamento, a construção e a empresa responsável pela obra devem ser esclarecidos. O roteiro da reunião será o seguinte: haverá uma apresentação geral para o público presente – o evento será aberto, porém opinativamente restrito aos conselheiros rubro-negros –, o Conselho irá se pronunciar e, na sequência, realizar-se-á a votação.

A Deloitte, companhia alemã de consultoria, ficou encarregada de analisar os planos apresentados pelas firmas candidatas e encaminhar ao clube as idéias que atendessem aos objetivos rubro-negros e que fossem mais vantajosas financeiramente. Magntek, Lusoarenas e Plurisports foram as três empresas que procuraram o Sport e ofereceram um projeto para a construção da Arena. A primeira não atendeu aos pré-requisitos sugeridos e ficou de fora. Com isso, a escolha ficaria entre as demais que restaram.

Um impasse com a Lusoarenas, entretanto, dificultou as negociações. A empresa solicitou ao Sport o adiamento da reunião, para reanalisar a sua proposta e depois encaminhá-la de volta ao clube. Porém, o presidente Gustavo Dubeux não aceitou o pedido, o que gerou divergências internas no Leão, pois algumas pessoas influentes queriam a prorrogação para estudarem melhor a sugestão. No fim das contas, a palavra do presidente executivo prevaleceu e o encontro ocorrerá no horário previsto. Dessa maneira, a empresa portuguesa que tinha dúvidas se participaria da decisão de hoje, se pôs fora da reunião.

Restou apenas a Plurisports. O presidente da companhia, Valdimir Rioli, apresentará o projeto ao grupo de conselheiros e aos presentes no evento através de um representante da instituição no auditório.