Garotada do Sport no topo do hóquei nacional

Se o ano não foi feliz para o Sport no futebol, pois o clube quase foi rebaixado para a terceira divisão do Campeonato Brasileiro, no hóquei sobre patins, a situação é bem diferente. Sábado, os times juvenil e pré-mirim do Rubro-Negro sagraram-se campeões brasileiros em Sertãozinho (SP).

Com uma campanha irretocável, sete vitórias em sete partidas disputadas, os rapazes do Sport/Maurício de Nassau trouxeram de São Paulo o tetracampeonato da categoria juvenil. “Foi um campeonato muito difícil, em que levamos a melhor contra as principais equipes do País”, destacou Eduardo Souto, considerado o melhor goleiro da competição, com apenas quatro gols sofridos.

Acostumado a jogar pelo time adulto, assim como Eduardo, o ala Tito foi outro atleta presente à vitoriosa campanha leonina. De acordo com ele, a partida mais difícil foi a final contra o Internacional (RS), vencida pelo Leão por 1×0. “Tivemos a competência de abrir o placar logo no início da partida, o que nos deu tranqüilidade para administrar o resultado até o fim”, disse o atleta, acrescentando que o mais importante é que o Sport já tem garantida uma nova safra de jogadores.

No juvenil, além da defesa menos vazada, o Sport também teve o melhor ataque do campeonato, com 36 gols, tendo sido 14, mais de um terço, assinalados pelo artilheiro da competição, Lucas Gouveia, outro destaque leonino.

No pré-mirim, o Sport/Bureau Jurídico conquistou o primeiro lugar, com cinco vitórias e apenas uma derrota (5×3 frente o Internacional, ainda na primeira fase). Diferentemente do juvenil, o pré-mirim não estava entre os favoritos, mas foi vencendo os adversários até chegar à grande final, quando derrotou o Internacional/SP por 4×2 na prorrogação, após um empate por 2×2 no tempo normal. Com apenas 11 anos, Gustavo Monteiro, foi o artilheiro da equipe. “Estou muito alegre, pois fomos campeões e consegui marcar 10 gols logo na minha estréia em campeonatos nacionais”, afirmou o garoto. “É com imensa satisfação que estamos recebendo esses atletas, pois nunca havíamos conquistado três Brasileiros em um mesmo ano”, afirmou o vice-presidente de esportes olímpicos do Sport, Aloysio Monteiro. Além do juvenil e do pré-mirim masculino, nesta temporada, o Leão foi campeão nacional no adulto feminino.

O técnico que dirigiu as duas equipes, Maurício Duque, e o artilheiro do juvenil, Lucas Gouveia, ficaram em São Paulo. No entanto, Aloysio Monteiro negou qualquer possibilidade de transferência. “No ano que vem, sediaremos os Brasileiros adulto masculino e feminino e queremos levantar os títulos em comemoração ao centenário do clube. Por isso, vamos fazer de tudo para segurar todos os atletas que forem assediados ” disse Aloysio.