Há 13 anos, o Sport conquistava o Brasil

Foto: Gazeta Press

Dia 11/06/2008 com certeza está marcado na lembrança do torcedor do Sport. Data que o Leão venceu o Corinthians por 2×0 e conquistava o título da Copa do Brasil, um dos maiores da história do clube. Há trezes anos, o zagueiro e capitão Durval levantava a taça de campeão na Ilha do Retiro, local em que foi a fortaleza da equipe rubro-negra ao longo de toda a competição.

Talvez em 2018, nunca houve uma equipe do Sport que tivesse tanta segurança na conquista do resultado positivo jogando em seu mando. Ao longo da competição. A força da Ilha do Retiro pôde ser vista já na primeira fase, contra o Imperatriz, onde o Leão empatou no jogo de ida em 2×2 e ao jogar em sua casa venceu por 4×1.

Já na segunda fase, o Sport conquistou duas vitórias contra o Brasiliense, 2×1 em Brasília , e 4×1 na Ilha. Passando para as oitavas de final e automaticamente o nível de dificuldade se elevou bastante ao ter pela frente o Palmeiras, que era considerado um dos melhores times do Brasil naquela época. No Palestra Itália, a partida terminou 0x0. Na Ilha, o Trator Sport passou por cima da equipe paulista e aplicou mais um 4×1.

Nas quartas de final, a equipe comandada por Nelsinho Baptista tinha o Internacional de Nilmar e Fernandão, que comandaram a equipe na primeira derrota do Sport na competição, pelo placar de 1×0. Agora, os jogadores rubro-negros tinham que rever o placar negativo pela primeira vez. Eles até conseguiram, fizeram um 2×1, mas o resultado não classificava o Sport para a próxima fase. Foi aí que Durval resolveu cobrar uma falta da intermediária e acertar uma “cacetada” no ângulo e garantir a equipe na semifinal.

Semifinal que seria a primeira vez que o Sport fazia o primeiro jogo dentro de casa e, para variar, venceu por 2×0 a equipe do Vasco. Mas o jogo de volta era em São Januário e os donos da casa conseguiram devolver o placar, levando a partida para os pênaltis. De cara, Edmundo errou a penalidade, que viria ser decisiva para a classificação rubro-negra para a final.

Na final, o primeiro jogo foi no Pacaembu e o Corinthians amassou o Sport abrindo um 3×0. No final da partida, Enilton marcou o “gol do título” como foi nomeado por Carlinhos Bala. Na Ilha do Retiro, sua fortaleza, sua casa, a La Bombonilha trabalhou novamente e o Sport conseguiu reverter o placar e venceu o Corinthians por 2×0 e se sagrava campeão da Copa do Brasil.