Hoje lutando contra o rebaixamento, o Sport já foi campeão do Brasil em duas oportunidades

Foto: Divulgação

O Sport teve momentos de glória no início do jogo contra o Palmeiras, na segunda-feira passada (25/10), no Allianz Parque, em São Paulo. O Leão abriu o placar aos três minutos do primeiro tempo contra o atual vice-líder do Campeonato Brasileiro, atual campeão da Copa Libertadores e um dos clubes que dominam o futebol brasileiro nos últimos tempos.

O Sport manteve a vantagem no placar com bravura durante todo o primeiro tempo, mas a realidade se impôs. O Palmeiras empatou aos sete minutos do segundo tempo e virou aos 35. O goleiro do Leão, Maílson, foi responsável por uma série de defesas desafiadoras e impediu que a vitória do time paulista fosse mais elástica.

Com a derrota, o Sport perdeu mais uma chance de sair da zona do rebaixamento – situação que tem se repetido à exaustão na temporada atual. Com poucos jogos faltando e adversários como o Flamengo pelo caminho, é difícil imaginar um cenário de recuperação para o Leão. Neste artigo, você pode acompanhar as probabilidades de rebaixamento dos times que ainda buscam se livrar e também dar seus palpites nas próximas partidas do Brasileirão.

Em 2021, o Sport entrou no Z-4 na décima rodada. De lá para cá, ficou de fora da zona do rebaixamento apenas nas rodadas de número 13, 14 e 15. A derrota para o Palmeiras manteve o time no 18º lugar.

O desempenho sofrível do Leão no Brasileirão não é de hoje. Nos últimos 20 anos, o Sport só concluiu uma temporada na parte de cima da tabela uma vez, em 2015, quando ficou em sexto lugar.

Nesse período que vai de 2001 até o ano atual, o Sport jogou na Série B nove vezes – de 2002 a 2006 e, depois, em 2010, 2011, 2013 e 2019.

Na Copa do Brasil, após ter sido campeão em 2008, o Leão também amarga resultados ruins nos últimos anos. Na edição atual, ficou em 62º lugar ao ser eliminado pelo Juazeirense, da Bahia, na primeira fase da competição. O último resultado bom foi em 2017, quando o Sport ficou em décimo lugar. Em 2018, terminou em 32º e em 2019, em 88º.

Nem sempre foi assim. Além do título da Copa do Brasil de 2008, o Sport foi campeão do Brasileirão em 1987.

Em uma enquete online realizada no ano passado, a vitória contra o Corinthians por 2 a 0 na final da Copa do Brasil de 14 anos atrás foi eleita a melhor partida da história da Ilha do Retiro. O jogo recebeu 55% dos votos de 1.055 torcedores que participaram da votação. Em segundo lugar, com 30%, ficou a partida de inauguração da Ilha, em 1937 – uma vitória de 6 a 5 sobre o Santa Cruz.

Já a conquista do Brasileirão de 1987 esteve eternamente cercada por uma polêmica judicial. O Sport só foi campeão porque os grandes clubes não jogaram o Brasileirão – ao invés disso, eles organizaram um torneio próprio, já que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) havia declarado que não tinha condições financeiras de promover o Brasileirão daquele ano.

Porém, a CBF voltou atrás e organizou o Brasileirão – mas os 13 grandes clubes mantiveram o seu torneio paralelo. Assim, o Brasileirão da CBF contou com os clubes da segunda divisão – dois quais o Sport foi o campeão. O Flamengo venceu o torneio paralelo.

Diante do imbróglio, a CBF promoveu um quadrangular final entre o campeão e o vice do Brasileirão oficial e o campeão e o vice do torneio paralelo. Flamengo e Internacional se recusaram a jogar, o que levou a CBF a declarar derrota por W.O. para ambos os clubes e a sagrar o Sport como campeão brasileiro de 1987.

Desde então, o Flamengo trava uma batalha legal para ser reconhecido como campeão de 1987. Em 2018, o STF (Supremo Tribunal Federal) rejeitou pedido do clube carioca para tirar o título do Sport.