PVC analisa momento e afirma: ”O Sport era incaível”

scr 2015
(Foto: Williams Aguiar / Sport Club do Recife)

A temporada 2021 acabou da pior forma que o torcedor do Sport poderia imaginar: com o rebaixamento para a Série B. Além do baque sofrido pelo descenso, o torcedor rubro-negro se preocupa com o futuro do clube, tendo em vista a situação financeira apertada vivida pelo Leão e o nível da segunda divisão de 2022, que promete ser altíssimo, uma vez que a competição contará com diversos clubes tradicionais. E um dos principais jornalistas esportivos do país, Paulo Vinícius Coelho, comentou a respeito da situação do Rubro-negro.

O comentarista fez questão de levar em consideração a história do clube em seu comentário. Comparando com outras equipes do futebol brasileiro, PVC falou sobre a estabilidade e imposição que eram características do Sport, sobretudo em seus domínios. O jornalista se estendeu ainda sobre o futebol de Pernambuco como um todo, citando os rivais leoninos, Náutico e Santa Cruz.

”O Sport era como o Goiás, como o Flamengo, São Paulo, Santos. Incaível. É incrível, mas o que mudou e precisa ser discutido fortemente foi o nível do futebol de Pernambuco. Quando Sport, Santa e Náutico jogavam, os times de São Paulo e do Rio tremiam. Agora não é mais assim.”

André celebra boa fase no Sport e dispara contra 'quem falou que estava  aposentado' - ESPN
Foto: Olímpio Neto / Agência Eleven / Gazeta Press

Estabilidade era marca do Sport no cenário nacional

Com seis rebaixamentos em sua rica história, o Leão passou a conviver regularmente com a alternância entre primeira e segunda divisão somente no século atual. Antes disso, o ano de 1989 havia sido a única temporada em que os Rubro-negros haviam amargado uma queda para a Série B. O retorno foi condizente com o período que antecedeu o descenso, e o Sport passou toda a década de 90 na primeira divisão. Neste período, os pernambucanos chegaram a fazer grandes campanhas, como no Campeonato Brasileiro de 1998 e 2000, onde chegaram a sonhar com o bicampeonato brasileiro.

Após a virada do século, a estabilidade deixou de ser uma marca dos leoninos. Os anos de 2001, 2009, 2012, 2018 e 2021 acabaram com rebaixamentos para a segundona, trazendo ao clube uma incômoda irregularidade. Em meio a estas temporadas, o torcedor rubro-negro chegou a ver seu time ganhar uma Copa do Brasil em 2008, participar em alto nível de uma Libertadores em 2009 e realizar uma excelente campanha no Brasileirão de 2015, mas a consistência segue como uma lacuna a ser preenchida novamente na Ilha do Retiro.