Sport cai uma posição no ranking da CBF

paulinho moccelin2
(Foto: Anderson Stevens / Sport Club do Recife)

Na última quinta-feira (16), a Confederação Brasileira de Futebol divulgou seu ranking atualizado. A classificação, que tem como critério o desempenho dos clubes nas últimas cinco temporadas, é publicada sempre após o término da temporada no futebol brasileiro, que no caso de 2021, aconteceu com a conclusão da Copa do Brasil nesta quarta-feira (15). E desta vez, mais do que nunca, a conta pelas fracas campanhas a nível nacional chegou para o Sport.

O Leão, que ocupava a 20ª posição do ranking, caiu para o 21º lugar. E apesar de ter perdido somente uma posição, a saída do top-20 custará caro aos Rubro-negros. Assim, o clube não estará classificado para a disputa do Campeonato Brasileiro Sub-20 e Sub-17. Já na Copa do Brasil Sub-17, o Sport estará presente, uma vez que foi o campeão estadual da categoria. Para conseguir a vaga na Copa do Brasil Sub-20, os leoninos precisam seguir o mesmo caminho e se sagrar campeão pernambucano da categoria. Atualmente, a competição está na fase semifinal, onde o time de Ricardo Severo encarar o Náutico em jogo único na Ilha do Retiro.

Sport encara o Ceará em início de sequência na busca do milagre para  permanecer na Série A - Esportes DP
Foto: Anderson Stevens / Sport Club do Recife

Confira o desempenho do Sport no ranking da CBF nos últimos anos

Com o atual modelo do ranking em vigência desde 2013, o Sport teve sua melhor posição divulgada no ano de 2018, quando atingiu o 15º lugar. Nos anos de 2017 e 2018, o Leão foi o melhor nordestino na classificação. Porém, com as campanhas ruins que tem feito nos últimos anos, o clube tem entrado em queda desde então.

Há várias temporadas seguidas, os Rubro-negros tem deixado a desejar nas competições nacionais. Na Copa do Brasil, desde o título conquistado em 2008, o Sport nunca mais passou das oitavas de final, fase em que chegou em 2010 e 2017. Nas últimos três edições, inclusive, foi eliminado na primeira fase. Já no Campeonato Brasileiro, a última boa campanha foi em 2015, quando os leoninos brigaram por uma vaga na Libertadores até a penúltima rodada. Desde então, brigou contra o rebaixamento em 2016, 2017, 2018, 2020 e 2021, escapando em três ocasiões e caindo em outras duas. No ano de 2019, apesar do êxito em seus objetivos, o Sport estava na segunda divisão.