Teve início ontem, com uma bela solenidade de abertura, realizada no campo do Derby, a 10ª edição do Campeonato Aberto de Futebol Infantil e Juvenil, promovido pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF). A competição será uma maratona com encerramento previsto para o dia 28 de novembro, e que reúne 144 equipes e cerca de 3.500 jovens que sonham em seguir os mesmos passos de jogadores como Lúcio (Palmeiras), Augusto Recife (Cruzeiro) e Everton (Sport) que surgiram no Campeonato Aberto.
A última revelação do certame foi o meia João Victor, do Náutico, recentemente convocado para a seleção brasileira sub-17.
“Se desses garotos, 20% derem certo no esporte o objetivo já foi alcançado. Sou a favor, inclusive, de que a competição aconteça também no primeiro semestre”, disse o ex-lateral do Náutico e Santa Cruz, Gena, que atualmente trabalha nas divisões de base do Alvirrubro.
Na primeira fase, as 72 equipes de cada categoria serão divididas em 18 grupos com quatro equipes cada. As duas melhores classificadas passam para a segunda etapa. Esta será constituída de nove quadrangulares. Na terceira fase, os dois melhores classificados de cada chave disputarão seis triangulares, avançando dois times de cada.
Na quarta etapa, os doze times se dividirão em três grupos, brigando por seis vagas para a quinta fase, onde haverá os dois triangulares que indicarão os dois finalistas do torneio.
O Sport é o atual campeão tanto do infantil, quanto do juvenil. E os juvenis do Rubro-Negro começaram bem a busca pelo bi, goleando o Cacique, do Pina, por 4×1.
No entanto, uma equipe já comemorou o bicampeonato. Foi o Elosport, de Paulista que voltou a levar o troféu pela melhor apresentação no desfile de abertura.
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.