Mesmo sem participação do Sport, por conta de indefinições com Milton Bivar, clubes decidem criar liga para organizar Série A

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Dirigentes de 19 equipes da Série A do Campeonato Brasileiro se reuniram na manhã desta terça-feira (15) em um hotel na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, para finalizarem o discurso e assinarem um documento para a criação de uma nova liga para organizar o Campeonato Brasileiro. 

A única equipe da Série A que não esteve presente foi o Sport, que vem passando por um processo de renúncia de seu presidente Milton Bivar. Na tarde desta terça, os outros clubes terão uma reunião com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para entregar o documento para a entidade e a ideia é já ter o poder a partir da próxima temporada.

De acordo com o GE.com, as tratativas começaram há algumas semanas e com o presidente Rogério Caboclo afastado as conversas ganharam mais força e avançaram. O principal objetivo é os clubes terem mais participação nas tomadas de decisões junto à CBF.

Anteriormente, todas as federações estaduais têm peso 3 (81 pontos), os 20 clubes da Série A têm peso 2 (40 pontos) e os clubes da Série B têm peso 1 (20 pontos). Para a criação da nova liga é necessário a realização de uma Assembléia Geral Administrativa. Com isso, as federações terão que votar a favor dos clubes para tirar o poder dela mesmo, de acordo com o estatuto da CBF.