Mudança da Fifa orienta árbitros a irem checar o vídeo do VAR mais vezes em 2020

Foto: Fernanda Luz/Agif

Começou a entrar em vigor para o Brasileirão, uma recomendação feita pela FIFA para que todos os árbitros utilizem o uso do VAR mais vezes e será válido até 2021. A ideia é clarear que o árbitro de campo quem decide de um lance terá a marcação ou não, ou validação de gol, lance que vale cartão vermelho e entre outras situações.

Levantamento de consultoria que auxilia a Fifa com jogadores e fãs de alguns países mostraram que muitos entendiam que é o árbitro de vídeo quem dava a palavra final para jogadas revisadas. Com a nova regra, de fato essa decisão mudará em vários jogos.

A orientação, agora, é que o árbitro use com mais frequência o VAR, área de revisão onde fica o monitor dentro de campo. Desde a implementação do árbitro de vídeo, em 2016, se recomendava que o juíz fosse a cabine para lances subjetivos.

Na sexta rodada da Série A do Brasileirão, por exemplo, muitos jogos foram para o VAR. No jogo entre Santos x Flamengo tiveram dois lances que anularam o gol do clube santista. Mesma situação ocorreu no jogo entre Botafogo x Internacional e deverão se repetir em outras partidas pelo Campeonato Brasileiro e também em outros torneios.