Neilton aciona o Sport na justiça e pede rescisão; Confira as causas e os valores

neilton
(Foto: Marcello Zambrana/AGIF)

Lidando com diversos processos trabalhistas nos últimos cinco anos, o Sport tomou conhecimento, na última quinta-feira (20), de mais um caso de dor de cabeça para seu departamento jurídico. Desta vez, o atacante Neilton, que passou pela Ilha do Retiro em 2021, foi quem acionou o Leão na justiça, cobrando rescisão indireta do contrato. Na ação movida pelo atleta, representado pelos advogados Felipe e Thiago Rino, ele cobra salários atrasados, FGTS, férias, além de indenização de danos morais, alegando acidente de trabalho no episódio da lesão sofrida no tornozelo.

O valor do processo está estipulado, no total, em mais de R$ 9 milhões, somando todas as cobranças requisitadas. A maior parte dos números altos se deve ao polêmico episódio envolvendo a lesão e os problemas entre o jogador e o departamento médico do Sport, desde o tratamento do problema no tornozelo, até a cirurgia. Na ocasião, Neilton chegou a publicar em uma rede social uma nota no dia 3 de dezembro, se dizendo humilhado e largado pelo clube pernambucano, acusando os leoninos de negligência.

Neilton critica duramente a diretoria do Sport I Foto: Marcello Zambrana / Agif/Gazeta Press
(Foto: Marcello Zambrana / Agif/Gazeta Press)

Relembre o impasse entre Sport e Neilton

Após o mau tratamento que alega ter recebido, o atacante disse não ter sido autorizado pelo Sport a fazer uma cirurgia no início de sua lesão, porque os Rubro-negros teriam optado por proceder de outra maneira. Tempos depois, Neilton teria feito uma cirurgia mal realizada, que havia piorado sua situação, o levando a outro procedimento cirúrgico posteriormente, este feito por conta própria e por médicos escolhidos pelo jogador, que teriam encontrado fragmentos ósseos no tornozelo do antigo camisa 7 do Leão.

Em seguida, o Sport rebateu com uma nota oficial em seu site. O clube negou todas as acusações de negligência e os erros de ordem médica, além das infiltrações que o atacante mencionou em seu texto. Por fim, os recifenses pediram autorização de Neilton para que tornassem públicos os exames médicos, mas desde a réplica rubro-negra, nenhuma das partes voltou a se pronunciar oficialmente. Em entrevista a uma rádio, o vice-presidente jurídico leonino chegou a afirmar que o único negligente da história seria o atleta, que teria faltado com o profissionalismo.