Nem parece que precisava ganhar

O Sport deu adeus à chance de passar à semifinal da Série B do Brasileiro ao ser derrotado pela Portuguesa por 4×2, ontem à noite, no Estádio do Canindé, em São Paulo. O rubro-negro vai se despedir da competição, sábado, na Ilha do Retiro, contra o Gama. Com 27 pontos, o Leão continua na 11ª posição e bastará um empate para afastar qualquer possibilidade de rebaixamento à Série C. A Lusa, por sua vez, garantiu a classificação, pois passou a somar 33 pontos, com 10 vitórias. Seu último jogo é diante do Vitória, na Fonte Nova.

Tudo deu errado para o Sport. Os erros começaram a aparecer no primeiro gol da Portuguesa. O meia Cléber cobrou uma falta pela direita. O goleiro Maizena falhou, como também todo o sistema de marcação, e o zagueiro Du Lopes só teve o trabalho de meter a cabeça e colocar a bola no fundo da rede, aos 16 minutos.

A estratégia do técnico Neco, na verdade, não funcionou. Ele colocou três volantes e três atacantes. Jadílson ficou muito longe da área. Os laterais Marquinhos e Sérgio pouco acrescentaram ofensivamente. Além disso, o time permitiu os contra-ataques. Foi assim no segundo gol, quando Leandro Amaral partiu em velocidade e bateu no canto direito de Maizena, aos 26.

Na base do esforço, o Sport ainda teve duas chances com Vinícius. Na primeira chutou em cima do goleiro Rafael Fava. Na segunda oportunidade mandou a bola para fora. O atacante Bibi, no entanto, não errou. Aos 37, em jogada individual marcou um belo gol, diminuindo o placar. Mas foi por pouco tempo. Leandro Amaral, livre, finalizou outra vez de fora da área e aumentou para 3×1, aos 42.

Numa tentativa de reagir, Neco mudou o time na volta para o segundo tempo. O meia Eder entrou no lugar do volante Felipe e o atacante Marco Antônio substituiu Vinícius. Mas nada funcionou. A Portuguesa, sem dificuldade, chegou aos 4×1. Cléber cruzou da esquerda, e Leandro Amaral, sozinho, cabeceou sem defesa para Maizena, aos 14.

Batido em campo, o Sport só colocou a força de vontade. Mas pouco criava ofensivamente. A Lusa até teve oportunidade de aumentar o placar. Aos 12, o atacante Johnson acertou uma bela virada, mas a bola saiu pela linha de fundo.

O Sport conseguiu apenas diminuir o placar aos 42 minutos. Russo, que entrou no lugar de Sérgio, cobrou falta pela direita e Jadílson cabeceou sem defesa para Rafael Fava, fechando o resultado em 4×2.

Após o jogo, no vestiário, o zagueiro Sandro só pedia desculpas ao torcedor do Sport. “A culpa foi nossa. A responsabilidade é nossa. Agora, vamos ficar quatro meses sem jogar, e o clube vai enfrentar problemas financeiros.”

Foto: Folha PE