Perdemos, mas ainda há esperança

Por Adelmar Bittencourt*

Perder do jeito que o Sport perdeu ontem é de lascar, é pra tirar qualquer esperança. Além de ter jogado mal pra burro, perdeu pra um time que também jogou mal pra dedéu. Méritos para o atacante da 2ª Maior Equipe de Pernambuco, que foi esperto, teve frieza e definiu a partida. Mas que o time dele é ruim de doer, pelo amor de Deus…

E nós conseguimos ser infinitamente piores que a tal equipe. O Sport demonstrou que, marcado sob pressão, fica sem alternativa para sair com a bola. Não existe mais Cléber para dominar a redonda em nosso campo, driblar um, driblar outro e aí criar uma jogada perigosa. Um dos nossos principais articuladores na ligação defesa-ataque tem sido…Sílvio Criciúma! Nada contra o zagueirão, muito pelo contrário. Se tem um cara que merece crédito no Sport é ele. Mas não dá para sacrificar o xerife colocando-o para dar aqueles chutões horríves para frente, para que Robson e Danilo, invariavelmente, percam a bola.

E ao contrário de muita gente por aí – Cabeção entre eles, claro – eu não culpo o Patrício Souza pelo resultado. Para mim, se um jogador fala besteira no pé do ouvido do juiz, tem que ser expulso mesmo. E Patrício não teve culpa de Robson, Cleisson e Marcão baterem cabeça na bola do gol, e que Edgar tenha dado um carrinho safado, quando deveria ter torado Carlinhos ao meio, como fez Maizena no segundo tempo.

O tal pênalti em Nildo eu não vi. Estava longe e ainda não assisti a nenhum noticiário esportivo para tirar a dúvida. Mas se houve a falta, aí eu vou mandar o Cabeção (um camarada de 1,90m e quase 100 kg) catar esse juizinho por aí.

Nas colunas anteriores eu defendi a permanência de Robson e Jean Carlos no time. Ontem perdi a paciência com os dois. Tudo bem que Robson não conta com laterais decentes para lhe cruzar preciosas bolas (o Sport não tem jogada de linha de fundo há muito tempo!), mas ontem abusou de jogar mal. E Jean Carlos? Não correu pra ninguém, e ainda se escondia atrás da marcação sempre que tinha um lateral para ser cobrado do lado dele.

Canela mais uma vez entrou e deu uma sacudida no time, mas aí o Sport já era uma desorganização total. E mais: o 2° Time de Pernambucoé tão ruim, mas tão ruim, que deixou de enfiar uma goleada histórica no Sport, no início do segundo tempo.

Mas ainda não tem nada perdido. Um pontinho contra o Ceará vai ser muito bem aceito, e depois tem o São Raimundo aqui na Ilha. E se não vencer essa, meu chapa, é melhor fechar pra balanço mesmo…