Portuguesa x Sport – por Lucas Fitipaldi



Duas falhas de Maizena; três gols de Leandro Amaral; derrota por 4×2. Esse foi o saldo da partida entre Portuguesa x Sport, ontem à noite, no Canindé. A derrota veio quando nem um empate interessava ao Rubro-Negro. O resultado tirou o Leão do páreo na luta pela classificação à próxima fase. Agora, só resta conseguir pelo menos um ponto diante do Gama, na despedida da temporada, sábado que vem na Ilha do Retiro, para afastar de vez o fantasma do rebaixamento.

JOGO – Com um futebol desorganizado, dando muitos espaços ao adversário, o Sport não conseguiu conter a Portuguesa de Leandro Amaral. O camisa 7 da Lusa balançou as redes por três vezes. O maior ídolo da torcida leonina, Maisena, falhou. No primeiro gol, se atrapalhou na saída da meta; e no segundo, foi lento e não conseguiu chegar em uma bola defensável. O jogo de ontem mostrou que o problema do Sport não estava debaixo da barra, como alguns insistiam em “implicar” com Magrão, e sim no time como um todo.

Ao escalar a equipe com três volantes e três atacantes, Neco deixou um vazio no meio-campo leonino. Mais uma vez ficou claro que a improvisação é um risco muito alto, e na maioria das vezes, desnecessário. Jadílson provou que é atacante e não meia. O jogador da posição estava no banco, Éder. Contra o criciúma, Edinho Nazareth colocou Alan Dellon no ataque – sabendo que o jogador é meia – e todos viram o que aconteceu.

O resultado de ontem foi um reflexo do Sport dentro das quatro linhas em 2005. No tão sonhado centenário, o Leão não rugiu. Sábado é a despedida do ano. Depois disso, os torcedores rubro-negros terão que esperar quatro longos meses para ver o Leão de volta em ação, somente em 2006.