Punição! Julgamento no STJD castiga Sport e integrante da comissão técnica rubro-negra

Foto: Felipe Siqueira
Foto: Felipe Siqueira

A Primeira Comissão Disciplinar do STJD do Futebol realizou um julgamento nessa segunda, dia 24 de maio, sobre as ocorrências na partida entre Internacional e Sport, pela Série A do Brasileiro 2020. Expulsos em campo, o atleta Uendel foi punido com uma partida de suspensão, enquanto o atleta Zé Gabriel e o preparador de goleiros do Sport, Jorcey Anísio receberam duas partidas de suspensão, cada. Por descumprimento da diretriz técnica da CBF, o Sport foi multado em R$ 7 mil. A decisão, que foi proferida por maioria dos votos, ainda cabe recurso.

Atacante ansioso para estrear pelo Leão

Na referida partida do Brasileirão da temporada passada, o lateral-esquerdo Uendel, que chegou a ser especulado no Sport e atualmente defende o Cuiabá, acabou sendo expulso por cometer uma falta em que impediu uma oportunidade clara e manifesta de gol. Já o zagueiro colorado Zé Gabriel e o preparador de goleiros leonino Jorcey Anísio foram expulsos em desentendimento depois de uma confusão no primeiro gol do Sport. O árbitro relatou que o jogador do Inter atingiu o adversário com um soco no pescoço. O árbitro informou ainda que os atletas de ambas equipes realizaram atividade no gramado no intervalo da partida infringindo a Diretriz Operacional da CBF.

O preparador de goleiros do Sport foi denunciado por atitude antidesportiva descrita no artigo 258 e o Sport por descumprir a diretriz técnica da CBF. O Internacional acolheu transação disciplinar pelo descumprimento e não veio a julgamento.

A advogada Bárbara Petrucci foi a responsável pelas sustentações e a defesa do preparador de goleiros e do Sport. Confira o que ela disse no julgamento da última segunda-feira.

O vídeo foi explicativo e deu para no contexto ter a dimensão do que aconteceu. O árbitro ao narrar na súmula dá a entender que houve algum tipo de entrevero grave ou contundência que não consegui ver. Foi um esbarrão e não consigo identificar o empurrão agressivo. O vídeo é esclarecedor e a defesa vem pedir que se leve em consideração e que se aplique a pena mínima convertida em advertência. Sobre o uso do gramado no intervalo é um hábito de anos e os clubes acabam infringindo sem a intenção. Que se leve em consideração, além da crise que assola o futebol”

Internacional e Sport voltarão a se enfrentar nesse final de semana, em jogo válido pela primeira rodada do Brasileirão 2021. A bola vai rolar às 20:30 do Domingo, em Porto Alegre, no estádio Beira-Rio.

*Com informações do site oficial do STJD