O Sport anunciou oficialmente, na tarde desta segunda-feira (29), a renovação do técnico Gustavo Florentín para a temporada 2022. O comandante leonino, já tinha grande aprovação da torcida e da diretoria, além de ter demonstrado forte identificação com o clube. Após declarações do treinador e da diretoria apontando um interesse mútuo na ampliação do vínculo, o acordo enfim aconteceu e o paraguaio segue na Ilha do Retiro.
Florentín foi contratado pelo Sport no dia 26/08. Na época, após a demissão de Umberto Louzer, o Leão se encontrava virtualmente rebaixado, com o pífio desempenho jogando em casa de apenas uma vitória e dois gols em seus próprios domínios. Quando o atual treinador estreou, ainda levou algumas rodadas para conseguir implantar sua filosofia de trabalho. Nos primeiros quatro jogos sob comando de Florentín, os pernambucanos somaram apenas um ponto e não fizeram nenhum gol.
Reação e identificação pesaram a favor do treinador
Daí em diante, a reação começou a acontecer. E com a participação do técnico sendo fundamental. Pela primeira vez na competição, os Rubro-negros emplacaram uma sequência de vitórias, ganhando três partidas consecutivas, balançando as redes seis vezes. Assim, o Sport voltou para a briga. Mas, sofrendo com desfalques em quase todas as rodadas, além de diversos problemas de logística, os recifenses não conseguiram manter a consistência e voltaram a perder força.
Hoje o Rubro-negro ocupa a 19ª posição do Campeonato Brasileiro, com apenas 33 pontos e está com um pé na Série B de 2022. Mas mesmo com a situação adversa, a torcida nunca deixou de exaltar o trabalho do comandante rubro-negro, com quem tem uma relação cada vez maior de identificação. O episódio mais marcante entre técnico e torcedor ocorreu na vitória por 2×0 sobre o Atlético-GO, quando o paraguaio foi expulso e assistiu o segundo tempo no meio da torcida. Lá, ele comemorou os dois gol que garantiram três pontos importantes para a equipe.
Sob comando de Florentín, o Sport venceu cinco vezes, perdeu dez e empatou dois jogos. O aproveitamento é de 33,33%.
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.