Série B, quem corre o risco de ser rebaixado?

Restando somente quatro rodadas para chegarmos ao término do Brasileirão Série B 2024, a briga para escapar do rebaixamento à Série C está mais acirrada do que nunca, e a disputa para evitar o descenso promete ser emocionante até o último minuto da competição.

Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), oito equipes têm chances matemáticas de estarem entre os quatro clubes que serão rebaixados e disputarão a terceira divisão do futebol na nacional em 2025. Sendo que sete dessas equipes estão separadas por apenas por sete pontos.

Além disso, outro termômetro bastante utilizado para avaliar as chances de rebaixamento na Série B é o mercado de apostas esportivas online.

Logo, nas plataformas especializadas para comparar odds de aposta, em que mais informações podem ser encontradas no Oddschecker, os apostadores procurar levar sempre em conta as melhores cotações do mercado: para apostar rodada a rodada na Série B e em várias outras competições do futebol nacional e internacional.

Isso posto, com base na classificação atual dos times e no calendário de jogos, tentamos entender melhor as equipes ainda envolvidas, as quase salvas e as quase rebaixadas à Série C do futebol nacional.

Quais clubes ainda estão envolvidos na batalha pelo rebaixamento?

Ao todo, são oito times envolvidos na batalha pelo descenso. O que torna a atual edição Série B uma das mais acirradas de todos os tempos, pelo menos nesse quesito.

Isso posto, aqui estão os clubes que correm risco de rebaixamento, com as suas respectivas colocações e número de pontos somados:

·       Chapecoense: 13º | 40 pontos

·       Paysandu: 14º | 40 pontos

·       Botafogo-SP: 15º | 39 pontos

·       Ponte Preta: 16º | 38 pontos

·       CRB: 17º | 36 pontos

·       Ituano — 18º colocado | 34 pontos

·       Brusque — 19º colocado | 33 pontos

·       Guarani — 20º colocado | 31 pontos.

Portanto, se o campeonato terminasse hoje, estariam rebaixados o CRB, o Ituano, o Brusque e o Guarani.

Quais clubes estão quase salvos?

Das oito equipes que correm risco de cair para a Série C, Chapecoense e Paysandu estão em situação mais confortáveis, precisando de apenas mais duas vitórias nas últimas rodadas para se livrar de qualquer risco de serem rebaixados.

Próximos confrontos do Paysandu: Ponte Prete (fora), Brusque (casa), Novorizontino (fora) e Vila Nova (casa).

Próximos confrontos da Chapecoense: Novorizontino (casa), Sport (fora), Coritiba (casa) e Mirassol (fora).

Quanto ao restante, a tabela nos mostra que a disputa segue muito aberta, com apenas três pontos separando o Botafogo-SP (15º) e o CRB (17º).

Quais clubes estão quase rebaixados?

Além do lanterna Guarani, que só escapa por um “milagre” nas últimas rodadas, Brusque (19º) e Ituano (18º) estão em situações complicadíssimas. Não bastasse a baixa pontuação na tabela de classificação, ambos têm caminhos difíceis até o encerramento da competição.

A começar pelo Brusque, que disputará três dos quatro duelos restantes contra concorrentes diretos na luta contra o rebaixamento: Botafogo-SP (casa), Paysandu (fora) e Guarani (casa).

Na última rodada, o time catarinense irá encarar o América-MG, que atualmente ocupa a 7ª a colocação da Série B. Vale ressaltar que a equipe mineira, muito provavelmente, chegará na última rodada já fora da disputa pelo acesso à Série A, o que pode ser bom o Brusque — claro, desde que o clube de Santa Catarina chegue em condições de escapar do descenso na 38ª rodada.

O Ituano, por sua vez, também tem algumas pedreiras pelo caminho. Vale ressaltar que o próximo jogo é contra o CRB, que hoje é a primeira equipe na zona de rebaixamento e que também certamente deixará tudo em campo para tentar vencer esse confronto direto contra o descenso.

Ao menos, a boa notícia para o torcedor do Ituano é que a partida contra o CRB será em sua casa, no Estádio Dr. Novelli Júnior. Depois, o clube paulista visita América Mineiro e Vila Nova, encerrando a sua participação em casa, contra o Amazonas.