Treta no Sport! Entenda o que aconteceu entre Gilmar Dal Pozzo e o volante Blas Cáceres

Entenda a treta que aconteceu no Sport
Entenda a treta que aconteceu no Sport

Há mais de um mês fora dos jogos do Sport, a situação do meio-campista Blas Cáceres segue sem uma definição no clube. Preterido por Gilmar Dal Pozzo, o paraguaio sequer é relacionado para as partidas. Sua última aparição foi em abril, quando esteve no banco (Sem entrar), contra o CSA, pela Série B. Horas antes do confronto direto entre Sport e Bahia, na semana passada, Blas Cáceres publicou uma mensagem enigmática em seu Instagram.

“Aqueles que não creram em você serão os mesmos que um dia contarão aos demais como te conheceram”, publicou o jogador em sua rede social.

Existe duas versões para essa história. Segundo o jornalista Pedro Maranhão, houve um “atrito” entre o técnico e o atleta há um tempo. E desde então, o jogador foi colocado de lado. Essa versão é confirmada por fontes dentro do clube. Porém, segundo o Blog do Torcedor, após atuar na eliminação para o Altos-PI, na Copa do Brasil, Blas se queixou de dores na coxa e não viajou com o grupo para encarar o Bahia, pela Copa do Nordeste, três dias depois.

Realizado um exame de imagem na região apontada, não teria sido detectado nenhum problema físico no jogador. O ocorrido haveria causado descontentamento interno, o que teria gerado uma desconfiança com o atleta, logo relatada a Gilmar Dal Pozzo, ao assumir o comando do Sport. O clube não confirmou oficialmente o motivo da ausência de Blas Cárceres nas últimas sete partidas pela Série B.

BLÁS x DAL POZZO – PEDRO MARANHÃO ESCLARECE A RESENHA NO SPORT

YouTube video

Sport tem seu segundo melhor início na história da Série B; Confira os números

O empate com o Grêmio, manteve o Sport pela sétima rodada seguida dentro do G-4, em uma caminhada até aqui sólida do Leão dentro da competição. Ao todo, os rubro-negros só ficaram fora do grupo de classificação à Série A em três, das 12 rodadas. O que significa a segunda melhor campanha do clube na Série B na era dos pontos corridos com praticamente um terço do Campeonato realizado.

A pior colocação do Sport na Série B foi o sexto lugar, onde o time figurou na segunda e na quinta rodada. De lá pra cá, após a vitória por 2 a 0 sobre a Tombense, a equipe de Gilmar Dal Pozzo entrou no G-4 e não saiu. Nesse período, chegou a assumir a vice-liderança, após bater a Chapecoense fora de casa, na sétima rodada.

Com isso, apenas na campanha do acesso à Série A em 2006, na primeira edição dos pontos corridos, os rubro-negros tiveram uma largada melhor, com um terço da caminhada percorrido. Há 16 anos, o Sport chegou a permanecer todas as 16 primeiras rodadas dentro do grupo de classificação, chegando a liderar em sete delas. Só após uma derrota por 2 a 0, fora de casa, para o Brasiliense, o clube pernambucano caiu para o 5º lugar.

No jogo seguinte, com uma goleada por 8 a 1 sobre o Guarani, o Leão voltou ao grupo dos quatro melhores classificados. O acesso veio com duas rodadas de antecedência e com o vice-campeonato. Nas edições da Série B de 2011 e 2013, o Sport figurou dentro do G-4 em cinco das 12 primeiras rodadas, enquanto na última campanha de acesso, em 2019, foram apenas três vezes nesse recorte.

Coincidência ou não, a única edição da Série B de pontos corridos onde o Sport não conseguiu retornar à Série A, em 2010, também foi a única em que o Leão não alcançou o G-4 em nenhuma das 12 primeiras rodadas disputadas.