Sport e Palmeiras se enfrentam neste domingo, na Ilha do Retiro, pela Série A do Brasileirão, carregando mais dúvidas do que certezas neste início de ano. Ainda que vivam realidades distintas — um em reconstrução e outro sempre cotado entre os favoritos —, ambos os clubes têm enfrentado instabilidades em campo que geram questionamentos.

Sport tenta consolidar trabalho de Pepa
Após um começo de ano com altos e baixos, o Sport chega ao confronto pressionado pela falta de regularidade. Sob comando de Pepa, a equipe venceu o Campeonato Pernambucano e teve boa campanha na fase de grupos da Copa do Nordeste, mas também acumulou tropeços inesperados — como a eliminação precoce na Copa do Brasil.
O treinador português promoveu rodízio no elenco, mas pouco testou variações táticas. Dessa forma, o Sport ainda não consolidou uma forma clara de jogar. No entanto, diante do São Paulo, na estreia da Série A, o time mostrou que pode ser competitivo, apostando em uma postura reativa, com marcação sólida e transições rápidas.
Além disso, nomes como Rivera, João Silva e Lucas Lima vêm se destacando. Rodrigo Atencio, que iniciou bem a temporada, pode ser peça importante caso retorne com ritmo após se recuperar de lesão. Para o Sport, o desafio agora é manter a consistência e melhorar a tomada de decisões ofensivas.

Palmeiras oscila e Abel Ferreira busca soluções
O Palmeiras, por sua vez, também vive um momento de incertezas. Apesar de continuar sendo um dos elencos mais fortes do país, o time comandado por Abel Ferreira ainda não engrenou em 2025. A saída de bola, antes referência, tem apresentado falhas recorrentes. Isso afeta diretamente o desempenho de jogadores-chave como Raphael Veiga e aumenta a dependência de Estevão, sobrecarregado nas jogadas ofensivas.
Abel continua fiel ao modelo posicional e ao sistema de marcação por encaixes individuais, que renderam títulos importantes ao clube. Contudo, rivais têm explorado as vulnerabilidades dessa estratégia, principalmente com bolas longas e viradas rápidas de jogo.
Em meio a uma maratona de jogos entre Libertadores e Brasileirão, o técnico português deve poupar titulares na partida no Recife. O elenco, porém, oferece boas opções como Felipe Anderson, que começa a se destacar em nova função, além de jovens promissores como Allan, Naves e Thallys.
Outro fator positivo é a adaptação ao esquema com três zagueiros, que trouxe equilíbrio defensivo e melhorou a construção de jogadas desde a defesa. Reforços como Lucas Evangelista, Facundo Torres e Vitor Roque (ainda devendo) ampliam as possibilidades táticas.

Retrospecto recente e jejum incômodo
Apesar de jogar em casa, o Sport entra em campo tentando encerrar um incômodo jejum. A última vitória rubro-negra sobre o Palmeiras em Recife aconteceu há 11 anos, na Arena de Pernambuco, por 2 a 1, pelo Brasileirão de 2014. Na Ilha do Retiro, o triunfo mais recente foi ainda antes, em 2013, pela Série B.
Nos últimos seis encontros com mando do Sport, foram cinco derrotas e apenas um empate. Inclusive, as duas partidas mais recentes aconteceram sem público, durante a pandemia, com vitórias paulistas sob comando de Abel Ferreira.
O confronto entre Pepa e Abel promete ser um embate tático interessante. Ambos os treinadores portugueses buscam afirmação em momentos distintos de suas carreiras no Brasil. Enquanto o Sport precisa mostrar evolução em seu padrão de jogo, o Palmeiras tenta corrigir falhas que ameaçam sua hegemonia recente.
Com objetivos diferentes, mas com a mesma necessidade de dar respostas rápidas, Sport e Palmeiras protagonizam um duelo que pode servir de termômetro para o futuro próximo das duas equipes no campeonato.
Fonte: Blog do Cabral/GE

Calendário completo do Sport para as próximas rodadas:
06/04 – Campeonato Brasileiro – 2ª rodada – DOM – 18:30
Palmeiras
12/04 – Campeonato Brasileiro – 3ª rodada – SAB – 21:00
Vasco
16/04 – Campeonato Brasileiro – 4ª rodada – QUA – 19:00
RB Bragantino
19/04 – Campeonato Brasileiro – 5ª rodada – SAB – 16:00
Corinthians
26/04 – Campeonato Brasileiro – 6ª rodada – SAB – 16:00
Fortaleza

Veja também:
Saiba mais sobre o Leão da Ilha pelo Whatsapp
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.