Sport anuncia a contratação de treinador gringo para o restante da temporada

Foto: AFP

O Sport anunciou, no início da madrugada desta quinta-feira (26), a contratação do novo treinador para a equipe. Trata-se do paraguaio Gustavo Florentín, de 43 anos, para o restante da temporada.

O novo comandante rubro-negro tem chegada prevista em Recife para sexta-feira (27) e vai acompanhar a partida contra a Chapecoense, no próximo sábado (28), às 17h, na Ilha do Retiro. Com Gustavo Florentín chegam um preparador físico, analista de desempenho e o seu auxiliar-técnico.

CONFIRA O HISTÓRICO DE GUSTAVO

Treinador da nova safra na América do Sul, Gustavo Floretín já era monitorado há algum tempo pela diretoria de futebol e tinha seu nome como um dos escolhidos para ser avaliado de modo mais próximo dentro do nicho de treinadores estrangeiros em caso de mudança no comando técnico, algo que aconteceu. O interesse ganhou ainda mais consistência após as conversas e entrevistas realizadas entre a cúpula de futebol leonina e o profissional, que desde o primeiro momento mostrou-se empolgado com a oportunidade e conhecedor do elenco rubro-negro.

Além do modelo de jogo ser condizente ao perfil buscado, o técnico levou vantagem devido à  adaptabilidade. Mesmo jovem, já viveu realidades diferentes. Treinando clubes importantes do Paraguai e tendo feito boas campanhas no Huachipato, força emergente do futebol chileno e no The Strongests, maior clube do futebol boliviano.

Foi na Bolívia, inclusive, o seu último trabalho. Por lá, o técnico paraguaio venceu 10 dos 16 jogos que esteve no comando do time de La Paz. Disputando competições como a Libertadores e a Liga Nacional do país, onde deixou o clube na liderança da competição com relativa folga e encerrou seu ciclo com um aproveitamento de 62,50%.

Campeão da Copa do Paraguai pelo Guaraní em 2018, o novo comandante do Leão já foi semifinalista da Sul-Americana pelo Cerro Porteño, clube em que ele assumiu posto de treinador principal após conquistar vários títulos na base. Antes disso, sua formação foi feita parte na América Latina, com treinadores como Ramón Diaz, Miguel Angel Russo e La Volpi e parte na Europa, com Joaquin Caparrós e Diego Simeone.

Ex-jogador, Gustavo Floretín tem por característica uma identidade que combina com o DNA rubro-negro, sendo conhecido por ser um técnico de perfil vibrante e que trabalha metodologicamente um estilo de jogo intenso e aguerrido.