O Grêmio venceu o Sport por 3×0, nesta terça-feira (20), no Rio Grande do Sul, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time gaúcho pulou para a vice-liderança, com 53 pontos. O Leão é o sexto, com 43. O leão volta a campo na semana que vem, em casa, para enfrentar o Náutico, no último clássico pernambucano da Série B.
O volante Fabinho foi o porta-voz do time. O jogador lamentou a postura reativa do Leão em campo, principalmente no segundo tempo, quando foi dominado e acabou sendo vazado mais de uma vez.
“A gente realmente teve uma postura muito reativa no segundo tempo. Sabemos do perigo que era jogar aqui dentro e não aproveitar algumas oportunidades de contra-ataque. O primeiro tempo eles jogaram muito nos nossos erros de contra-ataque. E no segundo tempo a gente acabou dando uma moleza ali. Infelizmente, acabamos sofrendo os gols. Um atrás do outro”, afirmou Fabinho.
Sobre as chances rubro-negras de acesso, o tom do volante foi melancólico, ainda que, nas palavras, a garantia é de que o grupo acredite. A derrota para o Grêmio pode fazer a distância do time para o G-4 (hoje de cinco pontos até o Vasco, 4º colocado) aumentar ao fim da rodada, com sete jogos a disputar na Série B.
“É difícil você falar após uma derrota como essa. Enquanto tiver chance a gente tem que continuar acreditando. Realmente, nosso retrospecto fora de casa dentro do campeonato não tem sido dos melhores. Então agora a gente tem outro jogo importante dentro de casa e é continuar buscando as vitórias. Enquanto tiver um por cento de chance a gente tem que entrar aqui e continuar acreditando”, disse o volante do Sport.
TELECAST – GRÊMIO 3 X 0 SPORT – NORDESTE 45
O que aconteceu na partida:
Abrindo a 31ª rodada da Série B, Grêmio e Sport se enfrentaram em jogo bastante truncado na Arena Tricolor. Os donos da casa contavam com os desfalques de Villasanti e Campaz, enquanto o Leão tinha a volta de Thyere, que estava fora do time há dois meses, tratando lesão muscular.
Se nos primeiros minutos as ações foram equilibradas enquanto os times se estudavam, a partir dos 15 minutos o Imortal passou a ditar o ritmo da partida. Trabalhando bastante com inversões de bola, os gaúchos utilizaram bastante os atacante Biel e Guilherme para tentar penetrar a defesa rubro-negra.
Aos 16 minutos, o Grêmio teve a sua primeira grande chance. Após a bola ser alçada pela esquerda, o volante Bitello dominou e bateu para o gol. O chute passou pelo goleiro Saulo e encontrou o zagueiro Rafael Thyere, que salvou em cima da linha o que seria o primeiro gol do tricolor.
O Sport, por sua vez, tinha muitas dificuldades em sair no contra-ataque. Errando muitos passes, o time pernambucano viu o desempenho de algumas peças do setor ofensivo abaixo do esperado. Assim, as principais chegadas foram em chutes de longe do meia Giovanni.
Nos acréscimos, o Grêmio quase abriu o placar, mas esbarrou novamente no capitão leonino. Guilherme recebeu bola na esquerda da grande área e avançou. Na hora da finalização, Rafael Thyere chegou de maneira precisa para bloquear o chute e afastar o perigo da meta de Saulo.
Na segunda etapa, as duas equipes apostaram em não fazer alterações no intervalo. E se o Sport continuou com as mesmas dificuldades apresentadas no primeiro tempo, o Grêmio, por sua vez, melhorou e muito sua performance.
A prova dessa melhoria do Imortal já foi dada logo aos cinco minutos. Após encontrar espaço pela direita, o Tricolor fez tabela com a participação de Bitello, Guilherme e Diego Souza, que superou Sabino e deixou a bola na boa para Biel bater rasteiro e abrir o placar.
Atrás no placar, o técnico Claudinei Oliveira colocou o Sport mais à frente com as entradas de Wanderson e Labandeira nas vagas de Sander e Giovanni. Contudo, logo na primeira jogada com os novos atletas, o Leão sofreu o segundo gol. Após bola alçada da defesa, Diego Souza supera Sabino e encontra Lucas Leiva, que bate forte e sem chances para o goleiro leonino.
Com dois gols de desvantagem, o Sport sentiu o baque e se tornou ainda mais improdutivo no ataque. Assim, o Grêmio, mesmo atuando de maneira mais cautelosa, seguiu sendo mais perigoso. Dessa forma, o Imortal quase ampliou ainda mais o placar aos 18, em bela jogada de contra-ataque com Guilherme, que exigiu excelente defesa de Saulo.
Porém, 10 minutos depois, os gaúchos marcaram seu terceiro gol. Acionado na segunda etapa, Rodrigo Ferreira avançou pela direita e cruzou para a área. Guilherme desviou e a bola se apresentou para Bitello, que bateu para estufar as redes leoninas.
Com a derrota praticamente definida, o Sport ainda tentou dar algumas estocadas, mas não teve força para incomodar o Grêmio. Assim, o Leão perdeu mais uma chance de cortar vantagem para o G-4 e viu o Imortal abrir 10 de vantagem na tabela da Série B.
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.