Sport de olho! Na história da Série B, os postulantes ao acesso nunca estiveram tão próximos de seus concorrentes. Apenas cinco pontos separam os oito primeiros clubes na classificação: desde o líder Vitória até o oitavo colocado Atlético-GO. Uma margem ainda menor separam o vice-líder Sport desse mesmo adversário.
Após 27 rodadas, a Segunda Divisão acirra a disputa pelo G-4 e tem a menor diferença de pontos da história da luta pelo acesso – considerando o atual formato, disputado desde 2006. Na prática, a Série B tem mais clubes efetivamente concorrendo ao acesso, maior risco de ultrapassagem e consequentemente também de mudanças no G-4.
O cenário, portanto, liga um alerta principalmente para os clubes que estão no topo da classificação: Vitória, Sport, Guarani e Novorizontino, que veem seus adversários colarem na porta do G-4. Para efeitos de comparação, basta observar a diferença de pontos em relação a outras edições da Série B.
- Diferença em 2023: 5 pontos do líder Vitória ao oitavo Atlético-GO. É a menor da história até a 27ª rodada da Série B.
- Diferença em 2022: 21 pontos do líder Cruzeiro ao oitavo Ituano.
Antes de 2023, a menor diferença de pontos entre essas duas posições havia sido de sete pontos – registrada há 17 anos, justamente na primeira edição disputada no formato de pontos corridos.
- Diferença em 2006: 7 pontos do líder Sport ao oitavo Avaí, que tinham 46 pontos e 39.
COLETIVA DE ENDERSON MOREIRA (SPORT x CRICIÚMA)
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.