Com 56 pontos, Leão tem que secar Bahia e Vasco, além de tirar diferença no saldo de gols. O Sport inicia a sua última semana da temporada com foco total para a 38ª e decisiva rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, onde encara o Vila Nova, domingo (6), em Goiânia. Os tropeços de Vasco e Bahia na rodada passada, e o bom resultado construído pelos pernambucanos, fizeram o clube manter as esperanças na luta pelo tão sonhado acesso, apesar de grande parte da torcida reconhecer o difícil cenário. Atualmente, três pontos separam o Leão dos rivais.
Desde que a Série B passou a ser realizada no formato dos pontos corridos, apenas o Vitória conseguiu subir de divisão com 59 pontos. O fato aconteceu na primeira edição desta nova era do campeonato. Agora, no entanto, o cenário pode se repetir. Bahia ou Vasco, terceiro e quarto colocados, respectivamente, têm esta pontuação e podem alcançar o acesso mesmo que percam seus compromissos. A vaga seria decidida no saldo de gols. Já no caso do Rubro-negro, além de contar com os tropeços dos adversários, teria que tirar a diferença de gols. Graças a goleada aplicada sobre o Operário, o Leão agora tem seis gols positivos no saldo, contra 13 dos baianos e 11 dos cariocas.
Apesar da dificuldade, o técnico Claudinei Oliveira descarta jogar a toalha. O treinador fez questão de lembrar de dois grandes jogos para ressaltar que no futebol nada é impossível. Um deles, por sinal, foi a virada do Cruzmaltino sobre o Palmeiras, em 2000, após o time do Rio de Janeiro estar perdendo por 3×0 no antigo Palestra Itália. Atualmente, o site especializado em estatísticas de futebol, Chance de Gol, dá apenas 0,02% de probabilidade do Sport subir de divisão.
“Vamos para a última rodada com chances. Temos que fazer o que é necessário para gente, que é vencer o jogo lá”, frisou Claudinei. “Vamos estudar o time deles. O Sport já conseguiu isso no passado (acesso diante do Vila, em 2011). Podemos usar nosso exemplo ou de outros casos, como o Barcelona contra o Paris Saint-Germain (Liga dos Campeões 2016/2017) e aquele Vasco e Palmeiras (Mercosul 2000)”, enfatizou o técnico.
SPORT 5 X 1 OPERÁRIO | MELHORES MOMENTOS | 37ª RODADA BRASILEIRÃO SÉRIE B 2022
Gustavo Coutinho celebra ótima temporada, mas segue com futuro indefinido no Sport; Entenda
2022 tem sido mágico para o atacante Gustavo Coutinho, atualmente no Sport. Emprestado pelo Fortaleza ao Botafogo-PB, o carioca de 23 anos marcou 19 gols entre Campeonato Paraibano, Copa do Nordeste e a Série C do Brasileiro. Esse desempenho despertou interesse de diferentes equipes da segunda divisão, e Coutinho acertou um novo empréstimo, desta vez ao Sport, em agosto.
No leão, o atacante marcou dois gols importantes que deram a vitória ao time e força na luta pelo acesso à Série A. Se antes o jogador acumulou empréstimos e pouca sequência no Fortaleza, 2022 mostrou o potencial de Coutinho, que é o 10º maior artilheiro do Brasil no ano com 21 tentos ao lado de Rony, do Palmeiras.
“Em 2022 joguei mais que nos dois anos anteriores. Então havia mesmo essa necessidade de minutagem, de jogo e sequência. E no Botafogo da Paraíba eu consigo essa minutagem, essa sequência e consigo corresponder em gols. E aqui no Sport estou conseguindo essa minutagem aos poucos também”, detalhou o atacante, em papo exclusivo com o Yahoo Esportes.
Com isso, a torcida rapidamente abraçou Coutinho e clamou por sua titularidade nas redes. Quando enfim teve a oportunidade entre os 11 iniciais, marcou o gol que garantiu a vitória do Sport em cima do Bahia, em setembro, e desde lá não saiu do time principal – a não ser quando esteve suspenso, contra o Vasco.
“Eu chego aqui no Sport já com alguns números bem expressivos, tanto de jogos como de gols no ano. Acredito que isso tenha animado a torcida né, tenha deixado eles esperançosos. Tenho recebido muito bem esse carinho da torcida, entendendo os momentos que passamos e que estamos. A torcida tem sido fundamental e importantíssima, o 12º jogador nosso aqui na Ilha (do Retiro). Eles têm feito uma festa imensa, empurrado a gente para frente e sentimos essa energia, dá um gás a mais, dá uma inspiração a mais e corremos mais quando eles começam a incentivar e cantar”, elogiou o atacante.Com contrato de empréstimo até o final do ano com o Leão da Ilha, Gustavo Coutinho ainda não tem o futuro definido. Os direitos do atleta estão atrelados ao Fortaleza, clube onde possui acordo até o fim de 2024. O atacante põe como objetivo atuar na Série A do Brasileirão em 2023, mas isso ainda depende do clube treinado por Juan Pablo Vojvoda.
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.