Faz falta? Cabral Neto analisa situação do Sport após saída de Luciano Juba para o Bahia: “É preciso olhar com cuidado…”

Cabral Neto analisa vitória do Sport
Cabral Neto analisa vitória do Sport

Em agosto, Luciano Juba fazia seu último jogo pelo Sport. Era o adeus do maior destaque do time no ano, que transferiu-se para o Bahia. Passados cinco jogos na Série B, qual foi o impacto da saída do atacante? Em termos de estatísticas, o Leão venceu duas partidas, sendo uma delas fora. E empatou três, sendo duas como visitante. Olhando friamente os números, o Sport tem funcionado, mas o comentarista Cabral Neto alerta para pontos importantes.

  • 26ª rodada – Botafogo-SP 1 x 1 SPT
  • 27ª rodada – SPT 3 x 3 Criciúma
  • 28ª rodada – ABC 0 x 1 SPT
  • 29ª rodada – SPT 4 x 0 Londrina
  • 30ª rodada – Avaí 2 x 2 SPT

“Num primeiro momento, a saída de Juba não trouxe muitas consequências nos resultados dos jogos ou números de gols marcados pelo Sport. Mas é preciso olhar com cuidado. Primeiro aspecto é ver a qualidade dos adversários enfrentados. Nesses cinco jogos recentes, o Sport enfrentou três equipes que lutam contra o rebaixamento. Desses três, os últimos dois colocados da competição e outro que faz uma campanha ruim. O único adversário forte de fato foi o Criciúma, no empate em 3 a 3 na Ilha.”

“A segunda observação é que o próprio Juba já não atravessava boa fase quando deixou o clube. Ele seguia muito decisivo, sempre ligado aos gols da equipe, mas o rendimento já não era igual aos primeiros meses do ano”, acrescenta Cabral.

Luciano Juba - Sport
Luciano Juba

O comentarista da Globo lembra que os problemas ofensivos atuais do Sport estão ligados à coletividade, indo além de uma peça específica.

“Os maiores defeitos ofensivos do Sport não estão diretamente ligados à escalação. A maior dificuldade do time hoje tem sido de ordem coletiva. Se a gente só olhar para os números não há do que se queixar. O time rubro-negro segue sendo o ataque mais positivo, fez onze gols nessas cinco rodadas mais recentes, não perdeu nesse recorte e é o vice-líder do campeonato.”

“Ainda assim, o seu desempenho não passa segurança. De todos os times que lutam por acesso nesse campeonato, o futebol apresentado pelo Sport é o mais pobre.”

RAIO X DA SÉRIE B – SPORT

YouTube video