O comentarista Caio Ribeiro fez duras críticas à arbitragem do Campeonato Brasileiro e afirmou que o Sport foi um dos clubes mais prejudicados nas duas primeiras rodadas da competição. Em sua análise, o ex-jogador destacou erros graves nas partidas contra São Paulo e Palmeiras, que influenciaram diretamente nos resultados.
Durante o programa “Globo Esporte”, Caio não poupou o VAR e os árbitros envolvidos, especialmente no lance polêmico do pênalti marcado para o Palmeiras no último domingo (6), na Ilha do Retiro. O Leão foi derrotado por 2 a 1, e a penalidade convertida por Raphael Veiga foi considerada “absurda” por parte da imprensa.
“Contra o São Paulo, foi nada e o juiz marcou um pênalti injustamente. Calleri isolou. Contra o Palmeiras também não foi nada e, dessa vez, o pênalti foi decisivo. São dois jogos e dois erros graves e inaceitáveis”, disparou Caio.
O apresentador Fred Bruno também comentou o lance e se colocou no lugar da torcida rubro-negra:
“Eu não consigo usar outra palavra a não ser vergonha. Se eu fosse torcedor do Sport, estaria muito pistola por isso acontecer de novo.”
A liberação do áudio do VAR, comandado por Rodrigo Nunes de Sá, só aumentou a revolta. Nele, o árbitro de vídeo justifica a penalidade afirmando que houve um “calço” e que o contato impediu a sequência da jogada.
No entanto, Caio Ribeiro não se convenceu e detonou:
“Nunca chutaram uma bola na vida, pelo amor de Deus. O áudio me irritou mais ainda. Existe uma orientação para interferir menos em lances interpretativos, mas o VAR atuou de forma equivocada. O pênalti não existe.”
Segundo o comentarista, o toque na bola foi claro, e a tentativa do jogador do Palmeiras em “forçar” o contato deveria ter sido percebida:
“Quando o jogador arrasta o pé no chão, ele está forçando uma situação. O primeiro contato é na bola. O Palmeiras foi beneficiado.”
Com o clima de insatisfação e polêmicas seguidas, a arbitragem no Brasileirão volta a ser alvo de questionamentos — e o Sport, infelizmente, já figura entre os clubes mais afetados.
Foto: Getty Images
Calendário completo do Sport para as próximas rodadas:
12/04 – Campeonato Brasileiro – 3ª rodada – SAB – 21:00 Vasco
16/04 – Campeonato Brasileiro – 4ª rodada – QUA – 19:00 RB Bragantino
19/04 – Campeonato Brasileiro – 5ª rodada – SAB – 16:00 Corinthians
26/04 – Campeonato Brasileiro – 6ª rodada – SAB – 16:00 Fortaleza
03/05 – Campeonato Brasileiro – 6ª rodada – SAB – 18:30 Fluminense