A CBF reconheceu o erro da arbitragem na partida entre Sport e Palmeiras, válida pela 2ª rodada da Série A do Brasileirão. O Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI) analisou o lance da penalidade marcada a favor do time paulista, já nos minutos finais do jogo, e concluiu que não houve infração. O pênalti convertido por Piquerez decretou a derrota do Rubro-Negro por 2 a 1, na Ilha do Retiro.
Segundo o parecer técnico, assinado por nomes como Nicola Rizolli, Nestor Pitana e Sandro Ricci, o defensor do Sport tocou claramente a bola e não realizou nenhum movimento adicional que justificasse a marcação da falta. O documento aponta ainda que o contato foi acidental e resultado natural da disputa pela bola.
“O contato é acidental, consequentemente, a bola atinge a perna direita do atacante, desequilibrando-o e causando a queda – uma situação clara para o auxílio do Árbitro Assistente de Vídeo”, destaca o parecer.
O erro reconhecido vai na contramão da decisão do árbitro Bruno Arleu de Araújo e também do VAR, comandado por Rodrigo Nunes de Sá, que mantiveram a penalidade mesmo com imagens claras de que o zagueiro Matheus Alexandre havia interceptado a bola.
Diante da repercussão e da pressão pública, a CBF decidiu afastar toda a equipe de arbitragem envolvida no duelo, incluindo os assistentes e o AVAR. A decisão foi confirmada após reunião interna da Diretoria de Arbitragem.
Foto: Getty Images
Sport estuda acionar o STJD
A indignação do Sport se transformou em ação. O presidente Yuri Romão confirmou, em entrevista ao “De Primeira”, do portal UOL, que o clube prepara uma notificação ao STJD para questionar formalmente a arbitragem.
“Já autorizei nosso jurídico a preparar algo. Nós vamos, a gente precisa fazer algo em relação a isso”, declarou o mandatário rubro-negro.
A análise do Comitê da CBF reforça a tese de erro grave e dá respaldo ao Sport na tentativa de buscar uma reparação junto ao tribunal desportivo. Até o momento, porém, não há previsão de anulação do resultado, que manteve o clube pernambucano sem pontuar nas primeiras rodadas.
Calendário completo do Sport para as próximas rodadas:
12/04 – Campeonato Brasileiro – 3ª rodada – SAB – 21:00 Vasco
16/04 – Campeonato Brasileiro – 4ª rodada – QUA – 19:00 RB Bragantino
19/04 – Campeonato Brasileiro – 5ª rodada – SAB – 16:00 Corinthians
26/04 – Campeonato Brasileiro – 6ª rodada – SAB – 16:00 Fortaleza
03/05 – Campeonato Brasileiro – 6ª rodada – SAB – 18:30 Fluminense