Foto: Reprodução/Premiere
Foto: Reprodução/Premiere

CBF divulga parecer sobre gol polêmico contra o Sport; entenda

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta segunda-feira, o parecer oficial do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI) sobre o segundo gol do Vasco na vitória por 3 a 1 sobre o Sport, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro Série A. O documento reconhece que houve um empurrão de Vegetti sobre o zagueiro Lucas Cunha, mas considera o lance como interpretativo e não passível de falta.

O episódio gerou intensa revolta entre torcedores rubro-negros, que pediram a anulação do gol. O árbitro Wilton Pereira Sampaio, no entanto, validou o lance após consulta ao VAR, liderado por Caio Max Augusto Vieira.

Segundo o parecer, o atacante Vegetti “usou o braço direito, na busca por espaço e referência, mas também acabou empurrando seu adversário nas costas, resvalando no rosto, antes de cabeceá-la”. O empurrão teria dificultado a impulsão de Lucas Cunha na disputa aérea.

Mesmo assim, o comitê concluiu que, caso o lance fosse inverso — com o defensor cometendo a mesma ação sobre um atacante —, a interpretação poderia ser de lance legal. “Logo, seria um lance de interpretação da arbitragem e a decisão foi de que o gol contra o Sport foi legal”, diz o documento assinado pelos ex-árbitros Nicola Rizzoli, Néstor Pitana e Sandro Meira Ricci.

Foto: Paulo Paiva/Sport
Foto: Paulo Paiva/SCR
Rubro-negro, você achou que fomos prejudicados no segundo gol do Vasco?
326 Votos

×

Imagens do VAR omitiram contato no rosto

Outro ponto que gerou controvérsia foi a análise do VAR. Durante a checagem no monitor, o árbitro Wilton viu apenas um ângulo do lance — aquele que mostrava contato na altura do quadril. O possível toque de Vegetti no rosto de Lucas Cunha, evidente em uma câmera posicionada atrás do gol, não foi apresentado.

Durante a conversa com o árbitro, a equipe do VAR afirmou:
— “O contato é no quadril, tá? Não é em cima. (…) O defensor é quem joga o corpo para trás.”

Segundo Caio Max, a cabine estava “dividida” sobre o lance, motivo pelo qual chamou Wilton à revisão. No entanto, a omissão do melhor ângulo foi criticada pelo comentarista de arbitragem da TV Globo, PC Oliveira:

— “O VAR tem acesso a todos os ângulos. Essa imagem que a gente tem de trás do gol, o VAR tinha na cabine e não utilizou. Se o Wilton tivesse visto essa imagem no monitor, ele teria mudado a decisão de campo”, afirmou.

O lance reacende o debate sobre os critérios da arbitragem brasileira e a qualidade das decisões tomadas com auxílio da tecnologia. Para os torcedores do Sport, a sensação de prejuízo segue latente — e agora respaldada até por um parecer oficial da própria CBF.

Reprodução/Premiere
Reprodução/Premiere

Calendário completo do Sport para as próximas rodadas:

16/04 – Campeonato Brasileiro – 4ª rodada – QUA – 19:00
RB Bragantino

19/04 – Campeonato Brasileiro – 5ª rodada – SAB – 16:00
Corinthians

26/04 – Campeonato Brasileiro – 6ª rodada – SAB – 16:00
Fortaleza

03/05 – Campeonato Brasileiro – 6ª rodada – SAB – 18:30
Fluminense

11/05 – Campeonato Brasileiro – 7ª rodada – DOM – 16:00
Cruzeiro

Foto: Paulo Paiva / Sport
Foto: Paulo Paiva/SCR

Saiba mais sobre o Leão da Ilha pelo Whatsapp