A eleição para a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), marcada para o próximo dia 25, já causa polêmica antes mesmo de acontecer. Entre os insatisfeitos com o processo, está o presidente do Sport, Yuri Romão, que expressou publicamente seu descontentamento com a condução política nos bastidores da entidade.
Segundo o mandatário rubro-negro, os clubes da Liga Forte União (LFU) — grupo que reúne agremiações das Séries A e B — foram completamente ignorados nas discussões sobre a formação da chapa encabeçada por Samir Xaud, atual presidente da Federação Roraimense de Futebol e único candidato à presidência da CBF.
“Nós não fomos chamados simplesmente para qualquer conversa. A chapa está pronta e dizem: ‘a chapa é essa, tu vem?’. Não é assim que funciona”, criticou Yuri, em entrevista ao ge. Para o dirigente, o sentimento é de desrespeito — e ele não está sozinho. Clubes como Internacional, Fluminense, Fortaleza, além de outros da Libra, como Atlético-MG e São Paulo, compartilham da mesma insatisfação.
“Estamos muito firmes. O apoio ao Reinaldo Carneiro Bastos era majoritário. Agora é hora de conversar e refletir o que é melhor para o futebol brasileiro”, completou.
Sistema eleitoral da CBF também incomoda
Além da falta de diálogo, um ponto que gera revolta entre os clubes é o sistema eleitoral da CBF, que privilegia as federações estaduais em detrimento dos próprios clubes — protagonistas do futebol nacional.
O pleito de 25 de maio será regido pelo estatuto de 2017, que exige apoio de oito federações e cinco clubes para registrar uma chapa. Como as 27 federações possuem voto com peso 3, contra peso 2 dos clubes da Série A e peso 1 da Série B, as entidades estaduais praticamente definem sozinhas o resultado.
“Na eleição de Ednaldo, ele já chegou eleito. Só com as federações já tinha 81 votos. Nós queremos mudar essa paridade. Se é para ganhar eleição, que seja de forma democrática”, disparou O presidente do Sport.
Apesar de Reinaldo Bastos contar com o apoio de 29 clubes, ele não conseguiu registrar sua candidatura por ter apenas duas federações a seu lado. Já Samir Xaud reuniu apoio de 25 federações e apenas 10 clubes, mas isso bastou para tornar sua vitória praticamente irreversível.
União entre LFU e Libra pode ganhar força
Diante do cenário, Yuri Romão do Sport reforçou a necessidade de união entre LFU e Libra para criar uma liga independente no futebol brasileiro. Para ele, esse é o caminho mais concreto para garantir representatividade real aos clubes nas decisões nacionais.
📢 “Chegou o momento de LFU e Libra se unirem e formar a Liga. Os clubes são os verdadeiros protagonistas do futebol. Não podem mais ser coadjuvantes”, finalizou.
A eleição da CBF ocorrerá às vésperas da primeira convocação de Carlo Ancelotti como técnico da Seleção Brasileira. Salvo reviravolta de última hora, Samir Xaud será aclamado presidente da entidade, assumindo o cargo justamente no momento em que a CBF inicia um novo ciclo esportivo.

Calendário completo do Sport para as próximas rodadas:
25/05 – Campeonato Brasileiro – 10ª rodada – DOM – 16:00
Internacional
01/06 – Campeonato Brasileiro – 11ª rodada – QUI – 11:00
Mirassol
A confirmar – Campeonato Brasileiro – 12ª rodada – a confirmar
Flamengo
13/07 – Campeonato Brasileiro – 13ª rodada – DOM – a confirmar
Juventude
13/07 – Campeonato Brasileiro – 13ª rodada – QUA – a confirmar
Atlético-MG

Veja também:
Saiba mais sobre o Leão da Ilha pelo Whatsapp
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.