Uma decisão histórica promete agitar os bastidores do futebol brasileiro neste fim de semana. Fortaleza e Sport, dois dos principais clubes do Nordeste, integram um grupo de 20 equipes que não participará da eleição da nova presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
A votação acontece no próximo domingo (25), na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Porém, mesmo com a ausência de vários gigantes, o pleito não será adiado e o novo presidente será eleito normalmente.
Boicote é forma de protesto contra processo eleitoral da CBF
O movimento é liderado por clubes das Séries A e B, que divulgaram uma nota oficial na noite desta quarta-feira (22). O grupo afirma que o “futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade”.
Por isso, os clubes não irão comparecer à votação, embora tenham garantido que, a partir da próxima semana, estarão “prontos para conversar com a nova gestão”. O protesto busca pressionar por mudanças profundas no sistema eleitoral da CBF.
Mesmo com ausência em massa, eleição será mantida
Apesar do boicote, o estatuto da CBF prevê quórum mínimo de 34 votantes para validar a eleição. O candidato único, Samir Xaud, já conseguiu reunir 35 assinaturas, garantindo a continuidade do processo.
Assim, mesmo sem a participação do bloco de 20 clubes, a assembleia será realizada. Pela primeira vez, no entanto, o novo presidente da CBF não terá a unanimidade dos votos.
Samir Xaud foi o único a cumprir requisitos para a candidatura
O pleito tinha tudo para ser mais disputado, mas apenas Samir Xaud conseguiu cumprir as exigências do estatuto: apoio de ao menos oito federações e cinco clubes. Já Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), embora tenha conquistado o apoio de 29 clubes, obteve o respaldo de apenas duas federações.
Com isso, ficou fora da disputa, abrindo caminho para a candidatura única de Xaud, que conta com apoio de clubes como Amazonas, Botafogo, CRB, Criciúma, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda.
Veja os clubes que aderiram ao boicote
Além de Fortaleza e Sport, outras 18 equipes aderiram ao boicote. São elas: América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos e São Paulo.
A frase que marcou a nota oficial dos clubes foi direta: “Sem clube não tem futebol”. Esse é o grito que busca impulsionar mudanças na estrutura do futebol nacional.

Calendário completo do Sport para as próximas rodadas:
25/05 – Campeonato Brasileiro – 10ª rodada – DOM – 16:00
Internacional
01/06 – Campeonato Brasileiro – 11ª rodada – QUI – 11:00
Mirassol
A confirmar – Campeonato Brasileiro – 12ª rodada – a confirmar
Flamengo
12/07 – Campeonato Brasileiro – 13ª rodada – DOM – a confirmar
Juventude
16/07 – Campeonato Brasileiro – 14ª rodada – QUA – a confirmar
Atlético-MG

Veja também:
Saiba mais sobre o Leão da Ilha pelo Whatsapp
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.