Sport de olho! CBF vai responsabilizar os clubes por violência fora do estádio; entenda

Sport de olho na CBF
Sport de olho na CBF

Sport de olho! A CBF vai mudar sua postura quanto a atos de violência fora dos estádios de futebol. No Regulamento Geral de Competições de 2024 (RGC), a entidade passa a responsabilizar os clubes pelos atos de violência cometidos pelos seus torcedores contra as delegações adversárias ou árbitros, mesmo que fora dos locais dos jogos.

Sport de olho na CBF
Sport de olho na CBF

A mudança de postura vem após os ataques realizados depois do jogo entre Sport e Fortaleza na Copa do Nordeste. Após o empate na Arena, em fevereiro, um grupo de uma organizada rubro-negra atacou o ônibus da delegação tricolor e seis jogadores precisaram ser levados para o hospital. O caso teve repercussão nacional e os pernambucanos foram punidos com jogos sem público e multa.

Agora, no novo regulamento da CBF, o artigo 79 reforçou a responsabilização e as punições. Anteriormente, esse mesmo artigo já tratava de atos e condutas impróprias nos jogos e das cenas de violência, mas isso foi ampliado também para os momentos fora do estádio: “atos praticados contra delegações de Clubes e equipes de arbitragem em deslocamentos para partidas”. 

Esse acréscimo também foi feito no artigo 135, que trata das punições administrativas às infrações ao RGC e aos casos de extrema gravidade.