Sport de olho! CBF convoca clubes para reunião extraordinária sobre a Copa do Nordeste

Sport de olho! CBF convoca clubes para reunião extraordinária sobre a Copa do Nordeste
Sport de olho! CBF convoca clubes para reunião extraordinária sobre a Copa do Nordeste

Sport de olho! A CBF convocou os 28 clubes participantes da Copa do Nordeste de 2023, 16 que estão nas fases preliminares e 12 já garantidos na fase de grupos, para uma reunião extraordinária. O encontro entre os representantes da entidade máxima do futebol brasileiro e das agremiações está marcado para as 16h, desta quinta-feira, na sede da entidade, no Rio de Janeiro.

Através de ofício endereçado às federações, a CBF pediu que todos os 28 clubes fossem notificados e confirmassem presença até as 14h, desta quarta-feira. Ainda no documento, a entidade máxima do futebol brasileiro explicou que não recebeu da Liga do Nordeste as prestações de contas referentes às temporadas de 2020 a 2022 e que, por isso, precisa tratar com os clubes que medidas adotará pela não apresentação dessas e de outras documentações que haviam sido solicitadas.

Além das prestações de contas referentes às temporadas de 2020 a 2022, a CBF alega não ter recebido também o Estatuto da Associação e os contratos dos exercícios de 2020 a 2022 que haviam sido solicitados à Liga do Nordeste.

No ofício enviado às federações, assinado pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, a entidade destaca que pediu esses documentos “inúmeras vezes” e que, mesmo não os tendo recebido, demonstrou “confiança e absoluta boa fé” para incluir a Copa do Nordeste no calendário de 2023 do futebol brasileiro.

Acontece que, como não recebeu essa documentação, a CBF agora quer tratar com os clubes que medidas serão tomadas a partir dessa ausência de documentos. No texto enviado às federações, a entidade máxima do futebol brasileiro lembra que esse compromisso, inclusive, havia sido firmado na reunião do dia 25 de outubro, com a presença de representantes dos clubes.

Moldesdefinidos

No momento, já há definições sobre as fases preliminares da Copa do Nordeste serem realizadas nos dias 5 e 8 de janeiro. Dezesseis clubes formarão oito confrontos, em jogo único, na primeira eliminatória; os vencedores avançarão para a segunda eliminatória, também em jogo único, formando quatro duelos, dos quais sairão quatro times, que se juntarão aos 12 já garantidos na fase de grupos.

Os confrontos da primeira eliminatória da Copa do Nordeste, formados de acordo com o Ranking de Clubes da CBF e que acontecerão no dia 5 de janeiro, são os seguintes:

  • Vitória (1º) x Cordino (16º)
  • Jacuipense (8º) x Altos (9º)
  • CSA (2º) x Potiguar de Mossoró (15º)
  • América-RN (7º) x Moto Club (10º)
  • Confiança (3º) x Sousa (14º)
  • Ferroviário (6º) x ASA (11º)
  • Santa Cruz (4º) x Caucaia (13º)
  • Botafogo-PB (5º) x Retrô (12º)

Os 12 clubes já garantidos na fase de grupos da Copa do Nordeste de 2023 são os seguintes:

  1. ABC
  2. Atlético-BA
  3. Bahia
  4. Campinense
  5. Ceará
  6. CRB
  7. Fortaleza
  8. Fluminense-PI
  9. Náutico
  10. Sampaio Corrêa
  11. Sergipe
  12. Sport

SPORT 0 X 0 VILA NOVA |MELHORES MOMENTOS | 38ª RODADA BRASILEIRÃO SÉRIE B 2022

YouTube video

Bomba! Diretor renúncia ao cargo no Sport, e deixa futuro em aberto; Veja detalhes

O vice-presidente de patrimônio do Sport, Fortunato Russo, está se desligando das suas funções. O VP entregou nesta terça-feira (08), sua carta de renuncia a diretoria rubro-negra, e deixou seu futuro em aberto, já que novas eleições vão acontecer. Em contato com o NE45, Fortunato revelou um dos motivos da sua saída:

“Fui chamado por Léo Lopes para participar (Da gestão). Sai, para deixar Yuri (Romão) à vontade para montar sua chapa.”

Além de Fortunato, os outros três diretores que compunham a pasta também entregaram os cargos. São eles: Vicente Wanderley de Paula Lopes, Diogo Cabus e João Marcelo Russo. Sobre seu futuro no Clube, o agora ex-VP do Sport não descartou apoio à alguma chapa nas eleições que acontecem em dezembro:

“Não sei ainda (Sobre apoiar alguma chapa). Vou conversar com as bases. Vou ver o desenrolar dos acontecimentos”, pontuou.

Como “Última ação”, antes de entregar o cargo, Fortunato Russo revelou que as 2.600 cadeiras centrais que faltavam foram compradas, e que houve a entrega do alojamento feminino. Setor que não existia no Sport anteriormente.