Sport de olho! Presidente da CBF diz que entidade irá ajudar os clubes na criação da liga

Presidente da CBF confirma mais dinheiros para os times da Série B e o Sport está incluso
Presidente da CBF confirma mais dinheiros para os times da Série B e o Sport está incluso

Sport de olho! Para criação da liga brasileira, todos os 20 clubes da Série A, mais alguns da Série B, estiveram reunidos essa semana em São Paulo. No entanto, apenas oito clubes (Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos, Red Bull Bragantino, Flamengo, Cruzeiro e Ponte Preta) assinaram o documento que garante a entrada no grupo. A principal divergência entre as instituições é a divisão do dinheiro.

Ednaldo Rodrigues, o novo presidente da CBF, opinou sobre a criação de novas ligas e garantiu que elas chegam ao futebol brasileiros para fazer todos os envolvidos saírem ganhando. “É um mito achar que as ligas vão proteger apenas os clubes de elite do futebol brasileiro. Os pequenos também serão beneficiados. Basta ver o modelo que tem funcionado no Nordeste. Se as ligas funcionam, todo mundo sairá ganhando -sobretudo os clubes que não estão em nenhuma das quatro grandes séries, a A, B, C e D. Há espaço para ligas”, afirmou em entrevista à Veja.

O novo mandatário da entidade máxima do futebol brasileiro ressaltou que as ligas não chegam para enfraquecer a CBF, e que o órgão dará todo o apoio para a criação delas. “Os clubes estando bem, a CBF também estará bem. O poder não me deslumbra. Sou uma pessoa simples. A CBF não é a Presidência da República, não é um ministério. Aquela cadeira na qual me sento hoje é transitória”, disse.

“Já falei para os dirigentes dos clubes: a CBF vai ajudar na constituição das ligas. Nos próximos meses faremos inclusive um seminário com a ajuda da Fifa para encaminhar a formação dessas entidades”, acrescentou.

Ednaldo também falou sobre a chegada dos serviços de streamings nas transmissões dos jogos do futebol brasileiro. Na opinião do dirigente, essa concorrência com a TV aberta é muito positiva. “A concorrência faz bem, sempre. É bom para tudo e, portanto, para o futebol. A televisão aberta é a principal fonte de receitas, sem dúvida — mas qual o problema de criar outros canais, com novas ofertas na imensidão da internet? As pessoas querem ver futebol do modo que for mais cômodo. Nos estádios também é possível melhorar muito, como se faz na NBA, com grandes espetáculos”, concluiu.

Coletiva de Rafael Thyere, zagueiro do Sport

YouTube video

Vitória do Salernitana deixa Mikael cade vez mais longe da Ilha do Retiro; Sport observa

Sport de olho! O atacante Mikael está cada vez mais distante da Ilha do Retiro. Emprestado pelo Sport para a Salernitana, da Itália, o jogador pode ficar de vez no time italiano. Isso devido a uma cláusula que existe no contrato de empréstimo entre os rubro-negros e a equipe europeia. Pelo acerto feito, Mikael ficaria na Salernitana até 30 de junho deste ano.

O clube italiano pagou 800 mil euros, R$ 2,5 milhões, por esse empréstimo. Porém, existe uma cláusula que obriga o clube da italiano a comprar o atacante caso escape do rebaixamento. Se for rebaixado, a compra se torna opcional, o que poderia ocasionar um retorno ao clube. A Salernitana emendou quatro jogos sem perder, três vitórias e um empate, e saiu da zona no Campeonato Italiano. A última vitória foi nesta quinta-feira (5), contra o lanterna Venezia.

Mesmo sem entrar com frequência, Mikael nunca foi titular e entrou vindo do banco em sete jogos. O valor acordado entre Sport e o clube italiano para essa cláusula de compra é de 2,75 milhões de euros, algo próximo a R$ 15 milhões na cotação atual. Para escapar do rebaixamento, a Salernitana precisa manter o ritmo de vitórias. O time ainda encara Cagliari (casa), Empoli (fora) e Udinese (casa).