Sport de olho! CBF explica critérios e divulga confrontos da fase preliminar da Copa do Nordeste; Confira

Sport no Nordestão
Sport no Nordestão

Sport de olho! A CBF divulgou nesta sexta-feira, agora de forma oficial, os confrontos da fase preliminar da Copa do Nordeste de 2023, explicando também os critérios adotados para a definição dos 16 clubes participantes desse momento da competição regional. Como já se especulava, Potiguar de Mossoró, Sousa e Moto Club herdaram as vagas de Globo FC, Treze e Imperatriz, respectivamente.

De acordo com a apresentação do formato 2023 da competição, divulgado pela entidade máxima do futebol nacional nesta sexta-feira, as eliminatórias terão 16 participantes — oito a menos que em 2022, quando 24 equipes disputaram quatro vagas na fase de grupos.

Segundo o documento, o método de escolha dos integrantes do chamado pré-Nordestão foram dois: nove clubes entrando na competição pelo posicionamento no Ranking Nacional de Clubes (RNC), e outros sete com base na classificação final dos clubes na última edição dos estaduais.

Outro ponto destacado pela CBF foi a criação de uma inédita regra que agora prevê que todos os clubes participantes da Copa do Nordeste 2023 deverão obrigatoriamente ter atuado na 1ª divisão dos seus respectivos campeonatos estaduais de 2022. A norma acabou por beneficiar o Moto Club, que herdou a vaga do Imperatriz, que disputou nesta temporada a 2ª divisão do Campeonato Maranhense.

Os confrontos da fase preliminar, com a entrada de Potiguar de Mossoró, Sousa e Moto Club, precisaram ser alterados em relação aos previamente divulgados pela CBF na reunião da última terça-feira. Isso porque os novos participantes ocupam no RNC posições inferiores às dos clubes que eles substituíram.

As duas fases eliminatórias da Copa do Nordeste acontecerão em jogo único, na casa do time melhor ranqueado na CBF. Outros 12 times já estão classificados para a fase de grupos, que começará no dia 22 de janeiro. O sorteio dos grupos acontecerá no dia 10 de novembro.

Veja os duelos da pré-Copa do Nordeste

  • Vitória (1º) x Cordino (16º)
  • Jacuipense (8º) x Altos (9º)
  • CSA (2º) x Potiguar de Mossoró (15º)
  • América-RN (7º) x Moto Club (10º)
  • Confiança (3º) x Sousa (14º)
  • Ferroviário (6º) x ASA (11º)
  • Santa Cruz (4º) x Caucaia (13º)
  • Botafogo-PB (5º) x Retrô (12º)

Sport faz dois últimos jogos sem contar com com força da torcida

https://m.youtube.com/watch?v=IwT-oFxWmD0

Bomba! Sport deve pagar provável perda de mandos de campo por invasão no próximo Brasileiro; Entenda

No julgamento marcado para o próximo dia 3 de novembro, no STJD, o Sport corre o risco de perder de um a dez mandos de campo pela invasão da torcida no jogo contra o Vasco, pela 35ª rodada da Série B. Porém, como a audiência ocorrerá após o último compromisso do Leão como mandante, sexta-feira contra o Operário, na Arena de Pernambuco, surgiu a dúvida sobre em qual a competição o clube sofrerá a provável punição.

De acordo com a diretoria de competições da entidade, em resposta enviada via assessoria de imprensa, o Sport pagará a possível punição de perda de mando de campo apenas na edição do próximo ano da Série B, ficando livre para atuar com a sua torcida na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste, outras competições chanceladas pela CBF no primeiro semestre, além é claro do Campeonato Pernambucano, uma vez que a torneio é organizado pela federação local.

Esse também é o entendimento do advogado Osvaldo Sestário, que vai defender o Sport no julgamento do próximo dia 3, no STJD.

“O cumprimento da pena se dá na próxima competição organizada pela entidade administradora (no caso, a CBF). Na Copa do Brasil não pode porque não é uma competição de mesma natureza. Então ele deve cumprirá na Série B. A Copa do Nordeste estaria livre”, afirmou o defensor rubro-negro.

Vale destacar que a perda de mandos de campo é apenas uma das punições que o Sport pode sofrer pela invasão de campo. O Leão também pode ter que pagar uma multa, de R$ 100 a R$ 100 mil, e perder o ponto conquistado no empate por 1 a 1 (o Vasco seria declarado vencedor do jogo).

Preventivamente, o STJD já puniu o Sport com a proibição de torcedores do clube no jogo contra o Operário, e também na partida da última rodada da Série B, contra o Vila Nova, em Goiânia. Além disso, interditou por tempo indeterminado a Ilha do Retiro.