Sport de olho! Presidente da CBF pede trégua à “críticas injustas” contra a arbitragem brasileira

Sport de olho na CBF
Sport de olho na CBF

Sport de olho! O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, está tentando amenizar o tom das críticas direcionadas à arbitragem e, por consequência, à própria entidade. O cartola aproveitou reunião com os presidentes das federações e os clubes da Série D, para buscar um tom mais ameno nas cobranças feitas por dirigentes ao setor nas últimas semanas. Os comentários sobre arbitragem foram antes da polêmica anulação pelo VAR do gol do Cruzeiro diante do Ituano.

A arbitragem passou por uma reformulação a partir de abril, com a chegada de Wilson Seneme para presidir a comissão nacional. A composição do grupo de trabalho só foi concluída no mês passado, quando dirigentes estaduais e de clubes já tinham remetido à CBF uma série de reclamações pelo desempenho dos árbitros no Brasileirão.

“Não podemos viver só de tapinhas nas costas e falsos elogios. As críticas construtivas são importantes. Mas, de forma injusta, elas não somam. Críticas que muitas vezes se colocam na arbitragem são justas. Existem também muitas injustas. É importante que as pessoas tragam sugestões para melhorar qualquer que seja a atividade”, disse Ednaldo.

No encontro, Ednaldo informou que os 27 presidentes das comissões estaduais de arbitragem serão convocados na próxima semana para um processo de aproximação e diagnóstico com Seneme. O plano de trabalho também envolve uma inter-temporada da arbitragem, entre 25 e 29 de julho. A CBF ainda promete realizar sessões de treinamentos práticos com os árbitros a partir de agosto.

Como a ESPN informou, recentemente houve até cobranças à arbitragem no grupo de Whatsapp no qual estão os presidentes de federação. Rubens Lopes, presidente da Ferj, despejou a insatisfação, mesmo sendo um dos vices da CBF.

“Eu também já fui crítico de arbitragem. Joguei futebol, dirigi ligas, clubes. Mas o desrespeito não pode acontecer. O que eu acho injusto é o desrespeito. Em qualquer que seja a crítica, a inconformidade, tem que ser educado. O árbitro tem família, amigos. Ele não é um ser de outro planeta que pode ser chutado. Eu já vi atleta de futebol amador chegar a dirigir um clube, uma federação. Mas nunca vi presidente de federação que tenha sido árbitro. Não pode ser a crítica pela crítica”, completou Ednaldo, dizendo que a fala na reunião não foi um recado a uma pessoa específica.

Sport com Orgulho

YouTube video

Empresário de Brenner fala sobre possibilidade de acerto com o Sport

Sport segue no mercado em busca de reforços para o setor ofensivo. Após a chegada de Lisca, a diretoria intensificou o mapeamento de atletas, além de analisar o próprio elenco, podendo ter algumas saídas nas próximas semanas. Pensando nisso, segundo informação publicada por MontiSportShow, youtuber recifense que faz conteúdos sobre o Sport, a diretoria rubro-negra estaria de olho em Brenner, do Remo.

Porém, o jornalista Pedro Maranhão conversou com Luiz Roberto, do grupo “BN Zini”, que agência a carreira de Brenner. Questionado sobre um possível interesse do Sport pelo jogador, o agente respondeu: “Não tem nenhuma consulta, ele tem contrato com Remo ate final da serie C.” Ainda segundo o jornalista, o jogador tem uma multa que gira em torno 500 mil – 1 milhão de reais. Algo que impossibilitaria qualquer possível vinda do atleta, já que o Sport dificilmente desembolsará esse valor, devido aos problemas financeiros.

Artilheiro do Leão em 2022, o atacante Brenner chegou ao seu 10º gol na temporada, na goleada do Remo sobre o Campinense (PB) por 4 a 0, em junho. Um dos destaques da equipe azulina, o jogador retornou esse ano ao Brasil após período no futebol asiático. Aos 28 anos, o atleta viu no Remo uma oportunidade de resgatar a carreira.

Brenner começou a carreira nas categorias de base do Juventude, onde passou pouco mais de 3 temporadas no time profissional. Em 2016, foi vice-artilheiro do Gauchão, com 7 gols, ajudando o time na campanha do vice-campeonato estadual. Em seguida, se transferiu para o Internacional. Emprestado pelo Internacional (RS), Brenner teve boa passagem pelo Botafogo, onde disputou 19 jogos ainda em 2017, marcando 6 gols.

No ano seguinte, foi artilheiro da equipe com 10 (ao lado de Kieza) em 45 partidas. Pelo clube carioca, conquistou o Estadual, sendo um dos destaques da equipe no ano. Apesar do bom momento, Brenner não seguiu no Botafogo. Segundo o atleta, problemas internados atrapalhando na renovação e então ele acabou saindo para Goiás e depois para o o Avaí, ambas passagens sem sucesso.

No início de 2020, Brenner rescindiu o contrato com o Internacional (RS) e se transferiu para Bangkok United (Tailândia). No fim de 2020, ele retornou ao Brasil, onde não ficou muito tempo. Logo surgiu uma oportunidade de defender o Fagiano Okayama (Japão).