Sport de olho! A janela de transferências para os campeonatos nacionais da Europa fechou na última terça-feira (31). Só que nem todos os jogadores brasileiros acostumados a atuar no futebol internacional conseguiram descolar um clube. Porém, o Mercado da Bola continua aberto aqui no Brasil.
O MeuSport apresenta abaixo cinco jogadores brasileiros acostumados a jogar no exterior, que estão sem contrato neste momento.
ALEXANDRE PATO
Foi-se o tempo em que o ex-atacante de Internacional, Milan, Corinthians, Chelsea e São Paulo era tratado como possível reforço de peso por vários clubes. Pato passou os últimos dois anos jogando nos Estados Unidos. Afinal, sua temporada no Orlando City foi marcada por muitos problemas físicos e números pouco relevantes.
Atualmente mais reconhecido por ser genro de Sílvio Santos (é casado com a apresentadora Rebeca Abravanel, herdeira do SBT), o atacante está se recuperando de uma cirurgia do joelho e em busca de um clube para defender em 2023. O atacante já foi especulado no Sport em outros momentos da carreira.
GABRIEL SILVA
Revelação das categorias de base do Palmeiras, o lateral passou os últimos 11 anos jogando na Europa e atuou por equipes de Espanha, Itália e França.
Sua última casa foi o Saint-Étienne, tradicional força do futebol francês, onde jogou de agosto de 2017 até a semana passada.
Gabriel Silva tinha contrato até o meio do ano, mas pediu a antecipação do fim do acordo e pretende ser anunciado como reforço de algum time brasileiro nas próximas semanas.
DANIEL ALVES
O veterano que disputou a Copa-2022 pela seleção está preso na Espanha, e não tem condições neste momento de defender nenhum time. Mas isso não exclui seu estado de desemprego.
Afinal, assim que soube que Daniel Alves ainda havia sido detido provisoriamente por agressão sexual contra uma jovem, no mês passado, o Pumas rescindiu unilateralmente o contrato do jogador.
Além disso, a equipe mexicana ainda cobra uma indenização de US$ 5 milhões (R$ 25 milhões) do lateral por infringir termos de bom comportamento previstos no contrato assinado pelas duas partes, em julho passado.
SANDRO
Com quase 20 jogos pela seleção no currículo, o volante construiu uma carreira de sucesso na Europa e viveu ótimos momentos com a camisa do Tottenham.
Em 2020, depois de uma década no Velho Continente, Sandro decidiu retornar ao Brasil e assinou com o Goiás.
A experiência não foi muito boa, e o volante acabou cruzando novamente o Oceano Atlântico para jogar em Portugal pelo B-SAD (antigo Belenenses).
Com o rebaixamento do time para a segunda divisão, Sandro acabou deixando o clube em setembro. E, até agora, não anunciou qual será o seu próximo desafio profissional.
WELLINGTON NEM
Grande promessa do Fluminense no começo da década passada, o baixinho foi vendido para o Shakhtar Donetsk, mas não conseguiu fazer da equipe ucraniana uma ponte para centros mais importantes do futebol europeu.
Seu contrato com o clube chegou ao fim em 2020. E, desde então, Nem jogou no Fortaleza, no Cruzeiro e no Arouca, de Portugal, onde esteve na temporada passada.
Sem ir a campo desde o primeiro semestre de 2022, o meia-atacante tem treinado atualmente nas dependências do Vitória e vive a expectativa de ser contratado e incorporado ao elenco da equipe baiana.
BASTIDORES DE SPORT 4×1 AFOGADOS
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.