Claudinei Oliveira lamenta erros, mas vê Sport melhor que o Grêmio no 1º tempo

Claudinei Oliveira analisa derrota do Sport
Claudinei Oliveira analisa derrota do Sport

O Grêmio venceu o Sport por 3×0, nesta terça-feira (20), no Rio Grande do Sul, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time gaúcho pulou para a vice-liderança, com 53 pontos. O Leão é o sexto, com 43. Ainda assim, apesar do placar expressivo, o técnico Claudinei Oliveira, ao fazer a avaliação da partida, enxergou sua equipe como superior aos rivais no primeiro tempo.

“Desde que eu cheguei no Sport, acho que foi o primeiro jogo em que a gente não foi melhor que o adversário, tirando até o primeiro tempo. A gente foi até superior que o Grêmio no primeiro tempo. Então, foram quarenta e nove minutos em que a gente foi pior que o adversário”, apontou Claudinei Oliveira.

“Todos os outros jogos desde que eu cheguei aqui, o Sport jogou melhor que o adversário 80% do jogo. (Contra o Grêmio) não foi 80%, foi 50% ou 55%. Até tomar o primeiro gol, depois a gente desorganizou. A verdade é essa”, reforçou o treinador.

Claudinei também apontou os erros cometidos pela sua equipe, os quais avaliou como acima do comum apresentado nos demais jogos.

“Infelizmente, foi um jogo em que a gente errou mais do que o normal. Demos mais passos do que o normal, erramos mais na construção do que o normal, o time errou mais as tomadas de decisão do que o normal”, destacou.

Coletiva do técnico Claudinei Oliveira (Grêmio x Sport)

YouTube video

O que aconteceu na partida:

Abrindo a 31ª rodada da Série B, Grêmio e Sport se enfrentaram em jogo bastante truncado na Arena Tricolor. Os donos da casa contavam com os desfalques de Villasanti e Campaz, enquanto o Leão tinha a volta de Thyere, que estava fora do time há dois meses, tratando lesão muscular.

Se nos primeiros minutos as ações foram equilibradas enquanto os times se estudavam, a partir dos 15 minutos o Imortal passou a ditar o ritmo da partida. Trabalhando bastante com inversões de bola, os gaúchos utilizaram bastante os atacante Biel e Guilherme para tentar penetrar a defesa rubro-negra.

Aos 16 minutos, o Grêmio teve a sua primeira grande chance. Após a bola ser alçada pela esquerda, o volante Bitello dominou e bateu para o gol. O chute passou pelo goleiro Saulo e encontrou o zagueiro Rafael Thyere, que salvou em cima da linha o que seria o primeiro gol do tricolor.

O Sport, por sua vez, tinha muitas dificuldades em sair no contra-ataque. Errando muitos passes, o time pernambucano viu o desempenho de algumas peças do setor ofensivo abaixo do esperado. Assim, as principais chegadas foram em chutes de longe do meia Giovanni.

Nos acréscimos, o Grêmio quase abriu o placar, mas esbarrou novamente no capitão leonino. Guilherme recebeu bola na esquerda da grande área e avançou. Na hora da finalização, Rafael Thyere chegou de maneira precisa para bloquear o chute e afastar o perigo da meta de Saulo.

Na segunda etapa, as duas equipes apostaram em não fazer alterações no intervalo. E se o Sport continuou com as mesmas dificuldades apresentadas no primeiro tempo, o Grêmio, por sua vez, melhorou e muito sua performance.

A prova dessa melhoria do Imortal já foi dada logo aos cinco minutos. Após encontrar espaço pela direita, o Tricolor fez tabela com a participação de Bitello, Guilherme e Diego Souza, que superou Sabino e deixou a bola na boa para Biel bater rasteiro e abrir o placar.

Atrás no placar, o técnico Claudinei Oliveira colocou o Sport mais à frente com as entradas de Wanderson e Labandeira nas vagas de Sander e Giovanni. Contudo, logo na primeira jogada com os novos atletas, o Leão sofreu o segundo gol. Após bola alçada da defesa, Diego Souza supera Sabino e encontra Lucas Leiva, que bate forte e sem chances para o goleiro leonino.

Com dois gols de desvantagem, o Sport sentiu o baque e se tornou ainda mais improdutivo no ataque. Assim, o Grêmio, mesmo atuando de maneira mais cautelosa, seguiu sendo mais perigoso. Dessa forma, o Imortal quase ampliou ainda mais o placar aos 18, em bela jogada de contra-ataque com Guilherme, que exigiu excelente defesa de Saulo.

Porém, 10 minutos depois, os gaúchos marcaram seu terceiro gol. Acionado na segunda etapa, Rodrigo Ferreira avançou pela direita e cruzou para a área. Guilherme desviou e a bola se apresentou para Bitello, que bateu para estufar as redes leoninas.

Com a derrota praticamente definida, o Sport ainda tentou dar algumas estocadas, mas não teve força para incomodar o Grêmio. Assim, o Leão perdeu mais uma chance de cortar vantagem para o G-4 e viu o Imortal abrir 10 de vantagem na tabela da Série B.