Sport de olho! A CBF divulgou a primeira lista de times com documentos válidos sobre o processo de “Certificado de Clube Formador” em 2024. Embora o país tenha 850 clubes profissionais em atividade, de acordo com o relatório da própria CBF, apenas 54 têm este documento oficial em dia.
E olhe que a lista geral, atualizada em 12 de abril, tem 21 nomes a mais que que a relação no início de 2023. Esse Certificado de Clube Formador, cuja validade costuma ser anual, é emitido pela entidade desde 2011. Na temporada passada, apenas quatro nordestinos começaram com registro ativo.
Todos permaneceram neste ano. No caso, Ceará, pela 7ª vez seguida, Bahia, Bahia de Feira e Retrô. Outros três conseguiram recuperar o CCF nos últimos meses, com a confirmação do Fortaleza em 07/03, do Sport em 12/07 e do Náutico em 14/12.
- Bahia (2): Bahia e Bahia de Feira
- Ceará (2): Ceará e Fortaleza
- Espírito Santo (1): Porto Vitória
- Goiás (1): Goiás
- Mato Grosso (1): Cuiabá
- Minas Gerais (7): América, Atlético-MG, Boston City, Coimbra, Cruzeiro, Dínamo e Internacional de Minas
- Paraná (4): Athletico-PR, Azuriz, Coritiba e PSTS
- Pernambuco (3): Náutico, Retrô e Sport
- Rio de Janeiro (7): Botafogo, Flamengo, Fluminense, Nova Iguaçu, Resende, Vasco e Volta Redonda
- Rio Grande do Sul (3): Grêmio, Internacional e Juventude
- Santa Catarina (6): Avaí, Barra, Chapecoense, Criciúma, Figueirense e Hercílio Luz
- São Paulo (17): Audax, Botafogo de Ribeirão Preto, Bragantino, Comercial, Corinthians, Desportivo Brasil, Ferroviária, Guarani, Ibrachina, Ituano, International Academy, Metropolitano, Novorizontino, Palmeiras, Santos, São Paulo e Sfera
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.