Sport de olho! Comissão de Arbitragem encerra primeira parte da pré-temporada para árbitros de elite

Sport de olho na CBF

Sport de olho! A Comissão de Arbitragem da CBF finalizou nesta sexta-feira (7) a pré-temporada da primeira turma de árbitros de elite do futebol brasileiro. Esta é a primeira pré-temporada da história organizada pela Comissão para a elite da arbitragem e visa a evolução dos profissionais no ano de 2023. O Sport está de olho na CBF.

Durante os cinco dias de treinamentos, as atividades ocorreram pela manhã, tarde e noite e foram divididas em três locais para oferecer um melhor aprendizado aos 84 selecionados pela Comissão: no Clube da Aeronáutica (CAER), no Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB) e no hotel CDesign, onde o encerramento do curso foi feito.

A parte teórica da pré-temporada foi realizada no CDesign, com a revisão e atualização de conceitos. No CAER, o presidente da Comissão, Wilson Seneme, liderou os trabalhos no campo, que tiveram a instauração de um contêiner amparado com o VAR para a análise e revisão em tempo real de lances pelos árbitros e assistentes de vídeo. No CEAB, o gerente técnico do VAR, Péricles Bassols, conduziu os treinamentos voltados à evolução da ferramenta, que conta com mudanças para esta temporada.

Os árbitros receberam um certificado pela participação no curso das mãos do gerente geral de arbitragem, Alicio Pena Júnior, e agradeceram aos instrutores FIFA convidados, Rodolfo Otero e Roberto Silveira, pelo conhecimento agregado às aulas. 

O vice-presidente da Comissão de Arbitragem, Emerson Carvalho, elogiou o esforço dos selecionados e prevê um salto de qualidade no desempenho dos árbitros de elite com a realização do curso.

“Eles saíram daqui todos alinhados e padronizados para que possam exercer dentro do campo de jogo, principalmente, com uniformidade. Que todos possam nas Séries D, C, B e A ter uma linha de seguimento para nós termos a excelência da arbitragem brasileira”, ressaltou Emerson, que viajou para Madri na semana passada para participar do curso Master Instrutores FIFA 2023, junto ao presidente Wilson Seneme, e trouxe a atualização de conceitos e regras repassados pela entidade máxima do futebol.

“Eles chegaram aqui com muita força de vontade, muito entusiasmo. Foi muito produtivo, foram cinco dias de bastante atividade, no CEAB, no campo e na sala. Estamos felizes porque realmente o que nós tínhamos planejado foi cumprido com êxito, na certeza de que teremos grandes resultados no campo de jogo”, concluiu.

GOLS DA CLASSIFICAÇÃO DO SPORT PARA A FINAL (LUCIANO JUBA E VAGNER LOVE)