Sport concorre ao prêmio de “clube mais inclusivo do Brasil”; saiba mais e vote

Sport LGBT
Sport LGBT

O Sport está concorrendo ao prêmio de time mais inclusivo do Brasil, em eleição realizada pela Conafut (Conferência Nacional de Futebol). O vencedor será conhecido nos dias 22 e 23 de junho, quando ocorre o evento, em São Paulo, e a votação pode ser feita clicando aqui – a participação popular contempla 10% do júri, composto ainda por participantes da edição (20%) e especialistas (70%).

“Vamos reconhecer os clubes que promoveram mais e melhores ações com enfoque em diversidade e inclusão”, diz trecho da introdução em referência aos três times que concorrem ao prêmio, dentre eles o Sport. 

Trata-se, portanto, de uma importante reverência ao trabalho que o Clube tem desenvolvido ao longo dos últimos meses em torno do assunto. No segundo semestre de 2021, aliás, foi instituída a vice-presidência de inclusão e diversidade – algo inédito na história do Sport -, o que desencadeou uma série de ações voltadas ao tema.

Como por exemplo a capacitação junto a funcionários do Clube e realização de eventos em prol da inclusão e diversidade, como o Ilha Plural e o Dia Das Mães no Leão. Neste período, o Sport também implementou gratuidade para Pessoas Com Deficiência (PCDs) nos jogos e acertou a chegada da clínica Somar – referência no tratamento de autismo – para o complexo da Ilha do Retiro.

No início deste ano, inclusive, a vice-presidência de inclusão e diversidade passou a contar também com Gil do Vigor como um dos diretores – compõem ainda o departamento Gabriel Augusto, Mariana Miranda e Helena Germana.

“Com mais de 100 anos de tradição e capaz de mobilizar milhões, o Sport estipulou como objetivo a promoção de um ambiente inclusivo, amplamente diverso e de valorização da cultura de paz. Desta forma, enfrentar as violências, qualquer que seja ela, tornou-se uma das nossas missões”, iniciou Roberta Negrini, vice-presidente de inclusão e diversidade, que será palestrante na Conafut e única representante de um clube de futebol.

“Desde então temos trabalhado muito duro nesse combate ao preconceito, com a implementação de processos e práticas no Clube. É, portanto, motivo de enorme orgulho para nós estar concorrendo ao prêmio, que acredito também ser um reconhecimento ao que temos realizado. Sabemos que podemos fazer ainda mais, mas creio que estamos no caminho certo”, completou Roberta.

Em parceria com o Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ+, fundada por Onã Rudá, o Clube vai promover curso de atualização para lidar com a população LGBTQIA+. O Sport também vai receber, no próximo mês de junho, os Jogos do Orgulho do Recife, promovido pela prefeitura, que tem como objetivo inserir a comunidade LGBTQIAP+ em uma competição de caráter socioesportivo.

COLETIVA DE ENDERSON MOREIRA (CRICIÚMA x SPORT)

YouTube video