Viva o São João! Conheça os times de grandes nomes do Forró; Descubra quem torce pelo Sport

Cantores que torcem pelo Sport
Cantores que torcem pelo Sport

Sport de olho! Nascido em Exu, sertão de Pernambuco, e falecido em 1989, aos 76 anos, Luiz Gonzaga era torcedor do Santa Cruz, do Botafogo e do Santos. Mas sua ligação com o futebol foi além da paixão pelos dois clubes. Principal herdeiro artístico de Gonzagão, o também pernambucano Dominguinhos, falecido em 2013, aos 72 anos, também tinha outra ligação com o Rei do Baião. No caso, a paixão pelo Botafogo.

Em Recife, Dominguinhos e Luiz Gonzaga sentavam em lados opostos, uma vez que o discípulo era torcedor do Sport. Porém, um nome tão gigante da música popular brasileira era capaz de superar qualquer rivalidade. Assim, no Campeonato Brasileiro de 2013, o Náutico homenageou o cantor e compositor após sua morte, com seu nome estampado na camisa da equipe.

Alceu Valença: O cantor e compositor pernambucano, em entrevista ao comentarista Paulo Vinícius Coelho, revelou que na infância era torcedor do Sport, mas que após jogar basquete na adolescência pelo Náutico se viu em um dilema.

“Eu era muito pequeno, ficava ouvindo pelo rádio e era louco pelo Sport. Eu torcia pelo Sport. Só que depois fui jogar (basquete) no Náutico, com 13, 14 anos. E me sentia muito bem acolhido pelas pessoas. Com isso eu me sentia constrangido em torcer pelo Sport porque estaria traindo o time que eu estava jogando. E se torcesse pelo Náutico estaria traindo meu time de coração. Sabe o que aconteceu? Deixei de torcer e hoje não torço para ninguém. Só pela seleção brasileira”, afirmou.

Outro nome das festas de São João é o cearense Fagner. Amigo pessoal de Zico, ídolo do Flamengo, o cantor e compositor é outro com coração dividido. Mas nada de Rubro-negro, e sim entre dois tricolores: Fortaleza e Fluminense.

O Tricolor do Pici, por sinal, fez questão de homenagear o torcedor ilustre em 2019, quando ele completou 70 anos de idade.

Quando se trata de ecletismo clubístico, nada supera Gilberto Gil. Isso porque o baiano, tratado como um dos monstro sagrados da Música Popular Brasileira se declara torcedor do Bahia. Mas também diz ter simpatia por outras cinco equipes: Santa Cruz, Cruzeiro, Santos, Fluminense e Grêmio.

“Além de torcer pelo Bahia, eu me afeiçoei pelo Cruzeiro em Minas, pelo Grêmio no Rio Grande do Sul, talvez pela coisa tricolor como o Bahia, Fluminense, Santa Cruz e Santos. Era um pouco a coisa da época, talvez pela coisa do rádio. E pela influência que as grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte tinham no imaginário brasileiro – contou o músico no Podcast “Futebol Arte”.

O cearense Wesley Safadão, dono de uma legião de fãs espalhada por todo o País, torce para o Flamengo. Com direito a fazer uma parceria comercial com o clube, em 2017, quando o Rubro-negro fechou um acordo com uma empresa global de player de música na internet. Na ocasião, o cantor lançou a música “‘Eu Já Nasci Flamenguista”.

YouTube video

Outro representante da nova geração é Xand Avião, que também fez uma parceria com o seu clube de coração. No caso, o São Paulo. Para comemorar a conquista do título paulista, o cantor gravou para o clube a música “Feliz Demais!”. Na verdade uma paródia do sucesso “Algo Mais”.

YouTube video

Vencedora do BBB21, a cantora paraibana Juliette Freire, nascida em Campina Grande, disse que tem parte da família que torce pelo Campinense e outra que prefere o Treze. Além disso, mostrou simpatia também pelo Botafogo-PB.

“Treze e Campinense me lembram infância e adolescência. A minha família é dividida, metade é trezeana e a outra é campinense. Sobre o Botafogo-PB, eu tenho mais memória de adulta. Eu tenho um carinho muito grande por essa emoção que a galera tem”, disse.

Quando ainda estava dentro do BBB, ao lado do amigo e torcedor do Sport, Gil do Vigor, puxou o “Cazá Cazá”, famoso grito de guerra do Leão pernambucano. O que levou os rubro-negros ao delírio nas redes sociais.

Veja o time de outro artistas com shows nas festas de São João

Michel Teló (Grêmio)

Gusttavo Lima (Cruzeiro)

Luan Santana (Corinthians)

Zé Felipe (Goiás)

Santanna, o Cantador (Sport)