O Sport se prepara para encarar o Operário VG-MT, nesta terça-feira (25), às 21:30, em partida válida pela primeira fase da Copa do Brasil. O adversário garantiu vaga por meio da Copa FMF, torneio estadual que define os representantes do estado no torneio nacional.
A Copa do Brasil é uma das competições mais democráticas do futebol brasileiro. A edição de 2025 promete grandes disputas, já que diversas equipes brigam pelo título e pela premiação milionária oferecida pela CBF. Para o Sport, que retorna à elite do futebol brasileiro, avançar na competição é um dos objetivos da temporada.

História do Operário VG e seu desempenho recente
O Operário Várzea-Grandense, fundado em 1949, é um dos clubes mais tradicionais do Mato Grosso. Conhecido como Chicote da Fronteira, o time tem 12 títulos estaduais, sendo o último conquistado em 2002. Nos últimos anos, bateu na trave em diversas oportunidades, ficando com o vice-campeonato do Campeonato Mato-Grossense em 2015, 2019 e 2021.
Atualmente, o clube disputa o Campeonato Mato-Grossense 2025 com uma campanha consistente. Com quatro vitórias e quatro empates, garantiu a terceira colocação da competição e avançou para as fases finais. Apesar de não contar com grandes nomes no elenco, o time aposta na união e na disciplina tática para surpreender os adversários.

Retrospecto na Copa do Brasil e novo formato da competição
Na edição passada da Copa do Brasil, o Operário VG caiu na primeira fase, sendo eliminado pelo Criciúma após empate sem gols na Arena Pantanal. O clube nunca avançou além do jogo de estreia no torneio.
Este ano, a CBF promoveu uma mudança no regulamento das duas primeiras fases. Os confrontos seguem sendo disputados em jogo único, mas, em caso de empate, a classificação será decidida nos pênaltis. Nos últimos oito anos, o critério de desempate favorecia a equipe com melhor ranking na CBF.
Veja também:
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.