O Campeonato Brasileiro pode ser alvo de inúmeras críticas, mas uma coisa ninguém pode negar: é o mais equilibrado do mundo. Aqui, a cada temporada diversos times iniciam a competição com chances de título. Para se ter uma ideia, em 2023 poderemos ter o quarto campeão diferente em quatro anos. Muitos torcedores, inclusive, já estão utilizando o código do cupom kto para fazer suas previsões.
Atualmente, o Botafogo lidera o Brasileirão com folga. Dessa forma, é o principal favorito a ficar com a taça, embora ainda tenha muita água para rolar. Mas se a previsão se confirmar, o Alvinegro, além de sair de uma fila de 28 anos, será o quarto campeão diferente desde 2020. Afinal, no ano passado, o título ficou com o Palmeiras; em 2021, o Atlético Mineiro foi o grande campeão; e, em 2020, quem levantou o caneco foi o Flamengo.
Quantos outros campeonatos nacionais têm uma alternância de campeões tão constante? A Itália, por acaso, também teve quatro vencedores diferentes desde a temporada 2019-20. De todo modo, isso foi um ponto fora da curva na história do Calcio. Isso porque, de 2011-12 a 2019-20, a Juventus conquistou simplesmente nove títulos consecutivos.
Outra prova do equilíbrio existente no Brasileirão é que o time com mais títulos, o Palmeiras, tem “apenas” 11 conquistas, um número muito inferior ao que se costuma ver nas principais ligas internacionais. No futebol inglês, por exemplo, o Manchester City, desde 2010-11, já conquistou a Premier League sete vezes.
A verdade é que o enorme equilíbrio existente entre os principais clubes brasileiros sempre foi o grande charme do nosso campeonato nacional. Nunca se sabe quem irá ficar com a taça no fim da temporada. Muitas equipes entram como favoritas – algumas confirmam o status durante a competição; outras ficam pelo caminho.
Mas há ainda aquelas que, embora não figurem entre as candidatas, acabam surpreendendo. O exemplo mais recente foi o do Corinthians, em 2017. Naquele ano, o Timão começou a temporada sendo considerado a quarta força do estado de São Paulo. Entretanto, acabou sagrando-se campeão brasileiro.
Portanto, elementos para que o Brasileirão seja considerado um dos campeonatos mais interessantes do mundo não faltam. Para que a competição comece a ser apreciada lá fora, basta que os clubes e as entidades responsáveis por ele se unam em torno desse objetivo. Uma popularização do campeonato resultaria em mais dinheiro e reconhecimento para os clubes daqui. Dessa forma, eles teriam condições de trazer reforços do primeiro escalão, melhorando ainda mais o nível da disputa.
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.