Conselho Deliberativo do Sport aprova mudanças no estatuto que autorizam modelo SAF; entenda

Conselho Deliberativo do Sport
Conselho Deliberativo do Sport

O Conselho Deliberativo do Sport aprovou mudanças no estatuto que autorizam a transformação do clube em Sociedade Anônima do Futebol (SAF). As alterações, propostas por uma Comissão Especial, ainda serão postas em votação numa Assembleia Geral de Sócios, em data a ser definida.

“O Sport larga na frente e inicia o processo de modernização do futebol pela estrutura corporativa criada pelo estatuto. Acreditamos que a SAF levará o Sport ao lugar que ele merece no futebol brasileiro”, afirmou Ademar Rigueira, presidente da Comissão.

Conselho Deliberativo do Sport
Conselho Deliberativo

As reuniões da Comissão Especial para a discussão das mudanças ocorrem desde outubro do ano passado. Além de Ademar, o grupo é composto por Leonardo Lopes, João Humberto Martorelli, Arsênio Meira, Rodrigo Guedes, César Caúla e Pedro Henrique Alves. Em nota divulga no site oficial do clube, o Leão da Ilha pontuou que outras alterações foram aprovadas pelo Conselho Deliberativo.

Entenda o que vai acontecer se a Assembleia Geral aprovar as mudanças: o mandato para a presidência passará a ter três anos, sem direito a reeleição; um conselho administrativo, formado por um presidente, um vice e dois diretores, será criado; a função de chefe do executivo, o CEO, também será implementada, sendo este contratado pelo novo conselho; algumas outras diretorias executivas serão criadas.

Por causa dos recentes episódios envolvendo violência por parte de torcidas organizadas do Sport – um deles culminou no ataque a bomba e pedras ao ônibus do Fortaleza -, o Conselho Deliberativo também aprovou a criação de uma Comissão de Ética e Disciplina.

“Sob o seu radar estarão a violação das normas legais e a Lei Geral do Esporte. Comportamentos que podem prejudicar o Sport serão colocados como infrações administrativas, passíveis de punição imposta pelo clube. Injúria racial, preconceito sexual, misoginia, importunação ofensiva ao pudor serão atos inaceitáveis no Sport. Tudo para proteger o clube de atos excessivos e desrespeitos por parte de algumas pessoas que podem prejudicar o clube”, diz a nota divulgada pelo clube.

Yuri Romão, Sport
Yuri Romão, Sport