O campeão da Copa do Nordeste será conhecido nesta quarta-feira (3), com a decisão entre Sport e Ceará. Historicamente, quem vence o primeiro jogo da final do Nordestão fica com o título na maioria das vezes. Das 16 decisões do Regional que aconteceram em ida e volta, em dez oportunidades ergueu o troféu o time que ganhou a ida do duelo.
Em 2023, o Ceará venceu o Sport por 2 x 1 na ida do primeiro jogo. Com gols de Castilho e Vitor Gabriel, o Vozão superou o Leão na Arena Castelão. O Rubro-negro, aliás, conseguiu diminuir já nos acréscimos, quando David Ricardo marcou contra a própria rede e minimizou a desvantagem leonina.

Em 19 finais na história da Copa do Nordeste, 16 delas foram com confrontos de ida e volta – as exceções são 1994, 2001 e 2010, todas em jogo único. Dessas finais realizadas em dois duelos, em dez o campeão foi quem venceu o primeiro jogo, independentemente de onde disputou a partida de ida.
As exceções ficam para 1998 e 2021. No primeiro ano citado, o Vitória venceu a ida por 2 x 1 diante do América-RN, no Barradão, mas perdeu a volta para o Mecão por 3 x 1, no Machadão. A outra ‘buscada’ do derrotado na ida aconteceu em 2021, quando o Ceará vence por 1 x 0 o Bahia, em Pituaçu, mas perde por 2 x 1 na volta, no Castelão, e o Tricolor de Aço é campeão ao vencer por 4 x 3 nos pênaltis.
Além disso, quatro decisões da Copa do Nordeste contaram com igualdade no placar na partida de ida da final: 2000, 2003, 2017 e 2022.
TV SPORT: IGOR CARIÚS FALA SOBRE DECISÃO DA COPA DO NORDESTE
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.