Bronca! Sport denuncia xenofobia após partida contra o Criciúma e vai levar caso à CBF

Sport de olho no Criciúma
Sport de olho no Criciúma

Vice-presidente de competições do Sport, Augusto Carreras denunciou um caso de xenofobia por parte da torcida do Criciúma, no Heriberto Hülse. Segundo o dirigente, o clube tem imagens claras dos xingamentos e vai levar o caso à CBF. A súmula da partida, no entanto, não traz os xingamentos, mas Augusto Carreras afirma que o clube comunicou Guilherme dos Santos Gomes, delegado da partida, ainda durante o campo.

Em entrevista após a partida, Carreras lamentou o episódio, disse que xenofobia é inadmissível e que o Brasil precisa dar exemplo no combate ao preconceito.

“A gente fica triste. Nos tempos de hoje ver situação de xenofobia. A gente cobra postura no exterior e aqui a gente não dá o exemplo. Sei que isso não é uma posição do povo de Criciúma, é um povo que sempre nos recebe muito bem aqui, é carinhoso, respeitoso. Mas não podemos deixar de registrar que alguns torcedores ainda se comportam dessa forma, com preconceito de região, de cidade, o que a gente conhece no código penal como xenofobia”, disse o diretor do Sport.

“O Sport tem imagens claras disso e vai comunicar à CBF e vai deixar que ela tome as providências que são necessárias para coibir esse tipo de comportamento. Isso não é admissível nos tempos de hoje, não era lá atrás, avalie hoje. A gente conhece o povo de Criciúma, de Santa Catarina, o povo do Sul do país. Mas esses pequenos casos têm que ser coibidos para não virarem no futuro grandes casos”, completou o dirigente.

É importante destacar que xenofobia é crime e consta no artigo 20 da lei 7.716/89, que é a Lei de Combate ao Racismo. Quem comete xenofobia pode pegar reclusão de um a três anos e multa. Caso o crime seja cometido em redes sociais, aí a punição é ampliada para reclusão de dois a cinco anos e multa.

COLETIVA DE ENDERSON MOREIRA (CRICIÚMA x SPORT)

YouTube video