Diretor da base do Sport fala sobre certificado de clube formador: “Está 99,9% encaminhado”

Rafael Fernandes - Sport
Rafael Fernandes - Sport

O Sport está muito próximo de recuperar o Certificado de Clube Formador (CCF). Após uma vistoria na última quarta-feira (10), o clube recebeu uma sinalização positiva da CBF nos últimos dias. Em contato com o NE45, Rafael Fernandes, diretor executivo da base Rubro-negra, relembrou o grande esforço interno visando a reconquista do certificado.

“A gente vinha trabalhando muito forte em relação a isso. É uma das prioridades internas desde que eu cheguei no clube, de reconquistar o certificado. Só estava faltando um documento, que está sendo emitido hoje. Até o final da semana, acredito que a CBF emita nosso certificado. Então eu diria que está 99,9% encaminhado, já que cumprimos com todas as exigências deles. Agora é só aguardar a oficialização”, afirmou.

Rafael Fernandes também analisou uma situação que vinha deixando o torcedor incomodado nos últimos anos. A saída de “joias da base” de graça. Segundo o diretor, o retorno do certificado vai resguardar o clube juridicamente, e evitar novas saídas repentinas.

“É de suma importância. A ideia do certificado é proteger os clubes, onde nenhum clube pode vir pleitear jogador nosso, porque aí tem punições em relação a isso. Então a gente ganha um respaldo muito grande junto à CBF. Vamos acabar com um grande problema que o Sport enfrentou nos últimos anos, onde jogadores acabavam saindo de graça, sem deixar nada para o clube. Então é um grande ganho. Acaba que se torna uma dor de cabeça à menos”, finalizou.

Atualmente, apenas 40 clubes no Brasil têm os documentos em dia e são considerados “aptos” pela CBF como clubes formadores. No Nordeste, atualmente, estão na lista: Bahia de Feira e Bahia (BA), Ceará, Fortaleza e Retrô (PE).

GOL DE ITUANO 1×1 SPORT (VAGNER LOVE)

YouTube video