Após a campanha histórica na Copinha, o Sport tem viagem marcada para disputar um torneio internacional de base: a Viareggio Cup, na Itália. A competição está entre as mais tradicionais do mundo, tem 73 anos e acontecerá entre 20 de março a 3 de abril.
A relação de atletas ainda não está definida, mas deverá ser formada por uma mistura entre as duas principais categorias da base rubro-negra. É o que explica o técnico Sued Lima, do Sub-20 rubro-negro em entrevista ao podcast Empolada, da Globo.
“É uma competição bem estabelecida na Itália. A diferença é que ela é quase que Sub-19, com três acima de 20 anos. É uma oportunidade para essa geração que fez uma campanha boa na Copa do Brasil Sub-17, juntar os nossos do Sub-20 e esses de 2003 que vão ter o último ano de Sub-20 agora”, explica.
“Só pode levar 18 atletas. Aqueles que fazem mais de um a função vão ter prioridade”, afirma.
A inscrição do Sport na disputa aconteceu para ampliar o calendário da categoria, após o clube perder posição no Ranking Nacional, e consequentemente ficar fora do Brasileiro Sub-17 e Sub-20.
“A gestão procurou preencher essa lacuna. No ano passado foi preenchida com o Aspirantes. Como esse ano não vai ter Aspirantes, o pessoal correu atrás de tentar outras situações e até mesmo para engrandecer o nome do Sport. Internacionalizar a marca”, diz o técnico.
“Você ter esses talentos lá fora também pode atrair recursos, um atleta que fique e possa dar retorno financeiro ao Sport.”
A competição conta principalmente com equipes italianas, mas coleciona outras participações de brasileiros ao longo da história. O primeiro foi o Palmeiras, em 1983, mas também houve outros como o Santos, Grêmio, Vitória, Sociedade Esportiva Irineu, de Joinville e Desportiva-ES.
COLETIVA DE ENDERSON MOREIRA (SPORT x BELO JARDIM)
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.